Notícias 3 de julho de 2019

Alunos retornam das psicoterapias e concluem o curso Vencendo o Medo de Dirigir

Os alunos do programa “Vencendo o Medo de Dirigir” desenvolvido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), encerraram as atividades na manhã desta quarta-feira (03) e participaram da aula “acolhida” na sede do órgão. Mais de 40 alunos realizaram o curso, sendo 23 habilitados.

A gestora de educação do trânsito, Elijane Coelho, esteve na abertura da ação e comentou a importância da participação de todos. “Contamos com vocês para ser multiplicadores no trânsito, colocando em prática tudo que aprenderam durante o curso, fazendo assim um trânsito melhor”, concluiu.

“Sou habilitada há mais de 30 anos, mas não dirigia”, é o que a aluna do último curso, Claudia Abrahão, comentou durante a ação. Ela explicou que tirou a carteira de habilitação, mas não conseguia dirigir.
“Um dos fatores que me levou ao bloqueio psicológico foi ter colocado na cabeça a ideia de que não conseguiria fazer a rampa. Mas hoje vim falar para todos os alunos, que é possível e que eu venci o medo de dirigir”, concluiu.

Mesmo sendo habilitado, Wilson Ferreira Bonfim, 68 anos, não dirige desde que sofreu um acidente com a família, quando era mais jovem. Há 13 anos casou-se com Tania Maria Schlimdwein, 56 anos, e sempre a incentivou para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Até que um dia, ela resolveu fazer uma surpresa e ingressou com os documentos para dar início a emissão da “carta”, como ela diz.

Seis meses depois de habilitada, foi ele quem fez a surpresa, comprando para ela o primeiro carro do casal. Depois de algum tempo, e com o incentivo da companheira, seo Wilson também sentiu vontade de voltar a dirigir e por isso procurou o Detran-MS, onde se inscreveu no programa Vencendo o Medo de Dirigir. “Temos viajado para toda a parte e, nosso combinado é que, a próxima viagem quem vai dirigir é ele”, comentou empolgada a companheira de curso.

A Chefe da Divisão de Educação do Departamento de Trânsito, Inês Pereira, explicou que o próximo passo para encerrar o curso, é a aula ‘quebra-gelo’. A ação acontece nesta quinta-feira (04), na escola 26 de agosto, na rua Rui Barbosa, 4580.

“Os alunos serão avaliados de forma individual trazendo à tona dificuldades e progressos que tiveram durante os últimos meses, decidindo quem está apto para dirigir ou iniciar o processo habilitação”, concluiu.

Nova Turma
A próxima turma inicia o curso nesta sexta-feira (05), no auditório do órgão, saída para Rochedo. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-0169 ou pelo e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.

 

Viviane Freitas e Vivianne Nunes


Compartilhe