Destaque 17 de dezembro de 2019

Detran-MS explica a importância da alegação de venda para carros usados

O fim de ano chegou e com ele sabemos que muitos irão viajar para aproveitarem as festas e o descanso. E claro, que a busca por um carro para pegar a estrada irá aumentar. Por isso, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), explica sobre a importância do proprietário do veículo realizar a alegação de venda na hora de vender um carro usado.
Conforme o procurador geral do Detran-MS, Alandinir Cabral, o prazo para alegação de venda é 30 dias e há duas maneiras de fazer a alegação de venda. “No cartório após preencher o recibo de compra e venda, assinar e reconhecer as firmas do comprador e do vendedor, você pode pedir ao cartório que faça a comunicação eletrônica de venda”, explica.
Alandinir ressalta que a alegação também pode ser feita no Departamento, sem nenhum custo. “Para isso é necessário tirar uma cópia autenticada do recibo de compra e venda e levar em alguma agência do Detran”, encerra.
Apesar de mais atrativo pelo custo-benefício, é preciso tomar alguns cuidados ao comprar um veículo usado.
Para evitar dor de cabeça futura, antes de fechar negócio, faça uma consulta sobre possíveis débitos, bloqueios, restrições e histórico de vistorias do veículo no site do Detran. Clique aqui,  basta inserir a placa e o número do Renavam. Não precisa de cadastro prévio.

Se você não sabe o passo a passo para transferir um carro usado, clique aqui e assista o vídeo.

Viviane Freitas


Compartilhe