Detran forma 30 agentes de fiscalização de trânsito

Publicado dia: 29 de maio de 2018


Campo Grande (MS) - 30 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) foram certificados na manhã desta terça-feira (29.5), durante a cerimônia oficial de encerramento do curso de formação de Agente de Fiscalização de Trânsito.

A solenidade de formatura dos novos agentes ocorreu no auditório do Detran-Sede em Campo Grande, e contou com a presença de convidados e autoridades.

O curso foi realizado com o objetivo de formar e habilitar os servidores a também exercerem, de forma eficiente e eficaz, as ações de fiscalização e orientação de trânsito na capital neste primeiro momento. “Esse curso era um anseio antigo dos nossos servidores, sabemos que a atuação dos órgãos fiscalizadores do trânsito tem grande influência na mudança de comportamento dos usuários e na melhor fluidez do trânsito, no que tange a mobilidade e segurança viária, e esse é o papel do Detran-MS”, ressalta a diretora de Educação de Trânsito, Marlene Alves Nogueira Rondom.

As aulas que tiveram início no mês de abril, foram compostas por 302 horas/aula sobre os mais variados conteúdos, entre eles: legislação de trânsito, engenharia e sinalização de trânsito, ética e cidadania, psicologia aplicada, educação para o trânsito, língua portuguesa, direito administrativo, crimes de trânsito, identificação de documentos e veículos adulterados, fiscalização de veículos especiais, além de 60 horas/aulas de prática operacional.

De acordo com o Tenente-Coronel PM Franco Alan da Silva Amorim, comandante do Batalhão de Trânsito de Campo Grande (Bptran) que coordenou a implantação do curso, a solenidade realizada representa o esforço de todos. “O curso era uma anseio antigo dos servidores e no momento que o dr. Roberto assumiu o Detran, o procuramos com o projeto e fomos prontamente atendidos, e hoje concretizamos o sonho idealizado com a formatura dos agentes do Detran-MS", ressalta.

O Governo do Estado por meio do Detran-MS anualmente elabora campanhas para a educação no trânsito, que chamam a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, etc.

Uma vez que a educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.

“A solenidade de hoje, marca uma nova fase no Detran. Agora o órgão estará atuando nos três pilares que norteiam a segurança viária, educação de trânsito, infraestrutura e a fiscalização.  Nosso objetivo é construir um trânsito mais humano, que proteja mais o cidadão. No curso os nossos servidores tiveram uma grande carga de relações humanas, de relações interpessoais, uma gama de conhecimentos que vai servir para a melhoria do trânsito e para a melhoria da qualidade de vida de todos os que participam diariamente do trânsito das nossas cidades”, conclui Roberto Hashioka, diretor-presidente do Detran-MS.

Ressaltando que o curso de Formação da 1ª Turma de 2018 de Agente de Fiscalização de Trânsito, foi realizado em parceria com as Polícias Militar e Civil do Mato Grosso do Sul.

 

Voltar