Notícias 6 de abril de 2018

Detran realiza campanha sobre a importância do uso do capacete

Campo Grande (MS) - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realizou durante essa semana, campanha educativa e de conscientização alertando os motociclistas para o uso correto do capacete, equipamento obrigatório e que aumenta a segurança dos condutores e passageiros de motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. A ação foi realizada em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito de Campo Grande (BpTran).

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran, Marlene Alves Nogueira, o principal objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para os índices de acidentes envolvendo motos. “Estamos pedindo aos motociclistas que eles tenham um maior cuidado nas vias, respeitem a sinalização e não excedam os limites de velocidade. Também que se conscientizem de que é necessário utilizar os equipamentos de segurança e da maneira correta, como usar calçado apropriado e não dirigir com a viseira do capacete levantada”, disse.

Ao todo foram realizadas 696 abordagens, em todas foi explicado a importância de antes de iniciar o trajeto, checar se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada.

A viseira, cujo uso ainda encontra grande resistência por parte dos motociclistas, evita a entrada de insetos ou pequenos objetos, como pedras e faíscas, que podem provocar acidentes. Ela só pode ser levantada quando a motocicleta estiver parada. Na ausência da viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção específico para moto, que não pode ser substituído por óculos de sol, óculos com lentes corretivas ou de segurança do trabalho.

Também para a segurança dos motociclistas, desde 2007, o capacete deve ter a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), faixas refletivas de segurança nas partes laterais e traseira, além de apresentar bom estado de conservação, sem danos que comprometam a proteção.


Compartilhe