Get Adobe Flash player

Estrutura

A estrutura física do Detranzinho é composta da seguinte forma:
 
GUARITA
 
É o local onde recebemos todas as crianças que participam do projeto.
 
ADMINISTRAÇÃO
 
É o local onde ficam as salas de jogos pedagógicos, recreação e Coordenações da Cidade Escola de Trânsito.
 

POSTO DE SAÚDE

No posto de saúde aborda-se os mais diversos temas relacionados à saúde, como: hábitos de higiene, álcool e direção, cigarro, poluição atmosférica e suas conseqüências ao homem e ao meio ambiente, poluição sonora, epidemias como dengue e leshmaniose, seqüelas de acidentes de trânsito e etc.
 
BANCO DO BRASIL

Local onde os alunos recebem um dinheirinho plástico para “adquirir” alguns itens da Cidade Escola, aprendendo a relacionar-se com o dinheiro. Neste local é explicada a função do Banco como saques, pagamentos e depósitos. É enfatizado também o respeito ao próximo nas filas, a importância de privilegiar deficientes, idosos e gestantes.
 
IGREJA

 A Igreja da Cidade Escola é ecumênica, nela, não se ensinam aspectos religiosos, mas sim à importância do respeito ao próximo, noções de cidadania, bom comportamento no trânsito, cortesia às pessoas e etc.

TEATRO DE ARENA

O teatro da Cidade Escola é do estilo grego, onde as pessoas ficam sentadas acima do palco em semicírculos. É o local onde é enfatizada a importância da arte em todos os aspectos da vida, pois com ela pode-se falar dos mais variados temas. É onde os alunos têm a oportunidade de apresentar músicas, poesias ou encenações que desenvolveram na escola.

OFICINA MECÂNICA

Na oficina mecânica explica-se sobre a revisão que deve ser feita regularmente nos veículos, pois com equipamentos em perfeitas condições de uso, é muito mais difícil ocorrer um acidente. É bom para a segurança do condutor e bom para o meio ambiente, um carro bem regulado e com o catalisador instalado, polui 90% a menos que os outros veículos.

A VINDA DO ÔNIBUS ESCOLAR

O ônibus do Detranzinho vai buscar as crianças na escola, e desde este momento são reforçados os comportamentos corretos dentro de um ônibus, como: formar um fila para o embarque, não colocar a cabeça ou as mãos para fora do veículo, não jogar lixo pela janela, não gritar, colocar o cinto de segurança (no caso do ônibus escolar). São reforçados também o bom comportamento no ônibus comum, como quando houver lugar, sentar e quando não houver, segurar-se firme e não ficar brincado nas barras, respeitar os idosos, gestantes e deficientes e etc
 
LANCHONETE

Ao chegar à lanchonete os alunos são orientados a lavarem as mãos. Explica-se a importância dos hábitos de higiene e também sobre alimentação saudável. O lanche que é fornecido é enroladinho de presunto e queijo ou pão de queijo e sucos com a polpa natural da fruta.
 
RECICLAGEM

Após o lanche, os alunos são orientados pelos monitores a jogarem seu copo plástico e guardanapo de papel em suas respectivas lixeiras, enfatizando a preservação do meio ambiente e explicando sobre coleta seletiva de lixo.
 
BANCA DE REVISTA

Na banca de revistas os alunos tem a possibilidade de manusear livros e aprendem a importância da leitura em suas vidas. É o local em que há a contação de histórias sobre o trânsito e temas relacionados.
 
DETRAN

Neste espaço o aluno aprende qual a função do DETRAN. É explicado sobre os procedimentos necessários para a pessoa obter sua habilitação. Fala-se também sobre as responsabilidades no trânsito, a idade adequada para a criança andar na garupa da moto , sobre o uso do capacete, e qual a idade adequada para a criança andar no banco carona dianteiro do veículo.
 
PRAÇAS

O Detranzinho possui 4 praças, ao passar por elas, os monitores conversam sobre as “brincadeiras na rua”. Sobre a segurança de se brincar na praça do bairro e não na rua onde passam os veículos. É explorada também a importância do respeito ao patrimônio público, o problema das pichações e depredações de bancos, parquinhos e etc. Todos devem cuidar, pois pertence a todos!
 

 

rodape