Notícias 17 de outubro de 2016

Horário de verão pode aumentar predisposição a acidentes de trânsito

No último domingo (16) o horário de verão entrou no ar em dez estados e no Distrito Federal, porém, algumas pessoas costumam demorar para se adaptar ao novo horário, que adianta uma hora nos relógios, e por esse motivo ficam com mais sono devido à mudança que pode afetar o organismo.

Há pessoas que adoram o horário de verão que propicia dias mais longos, e também àqueles que não gostam das mudanças porque tem mais dificuldade para se adaptar. O fato é que independente de gostar ou não, é preciso ajustar o organismo, o que segundo especialistas pode demorar até uma semana.

Quem acorda muito cedo tem que aumentar o sacrifício, pois vai cair da cama ainda mais de madrugada. E quem costuma dormir tarde, acaba esticando a sua noite nos primeiros dias. O resultado para os dois grupos é aquela sensação de que o corpo está mais cansado do que o normal, pois pode perder aquela preciosa hora de sono. E fazer trajetos cansados seja em veículos ou mesmo a pé pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.

“Com o cansaço, o adiantamento do relógio pode aumentar a predisposição não somente de acidentes de trânsito, mas também de acidentes de trabalho. No caso específico do acidente de trânsito, o condutor está com seu estado psicológico afetado pelo sono, o que pode afetar diretamente a segurança de todos os envolvidos no trânsito”, ressalta Gerson Claro, diretor-presidente do Detran-MS.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos brasileiros sofrem de insônia, um dos distúrbios do sono mais comuns e que é gravemente afetado no período do horário de verão. Para dirigir com segurança é necessário que o cidadão esteja com todas as suas capacidades de comunicação, de raciocínio lógico, de noção de espaço, da coordenação motora, do autoconhecimento, de compreensão, de se situar no meio ambiente e de distinção e interpretação de sons, ativas e prontas para serem utilizadas.

Confira estas dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:

  • Faça alongamentos, quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
  • Mantenha uma boa postura e respire, pois, ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço, e ardência nos olhos; causando irritabilidade e reações inesperadas;
  • A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar;
  • Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção;
  • Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas tome cuidado com o volume que pode distrai-lo ao longo do trajeto;
  • Já para o pedestre, o uso de fones traz riscos enormes de atropelamentos;
  • Também evite manusear equipamentos como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
  • Alimentar-se e dormir bem e praticar esportes são hábitos que colaboram para evitar o cansaço e o estresse.

 

 


Compartilhe