SERVIÇOS ON-LINE

Encontro pedagógico

Maracaju recebe ações da Semana Nacional de Trânsito

22/09/2009 10:00

Maracaju (MS) - As ações da Semana Nacional do Trânsito, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), foram realizadas na cidade de Maracaju, há 162 Km da capital.

Ontem (21), durante a tarde, técnicos do Detran-MS e da Secretaria de Estado de Educação (SED) realizaram o Encontro Pedagógico que abordau a metodologia de implantação da Política de Educação e Ensino para o Trânsito de Mato Grosso do Sul.

Participaram do encontro 55 diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do município. Além da política foi discutida as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Pré-Escola e no Ensino Fundamental estabelecidas na Portaria 147/09 do Denatran.

Seminário Regional

À noite, no Centro Cultural Prof. Francisco Moacir Feitosa de Araújo, o Diretor-Executivo do Detran-MS, Francisco Libório Silveira falou sobre o tema "Educação no Trânsito", para um público de 100 pessoas. Na abertura do evento, o vice-prefeito Alberto Kuendig destacou a importância da educação no trânsito começar em casa. "O exemplo vem da base, está na nossa casa. Se os jovens tiverem o bom exemplo, sem dúvida serão cidadãos conscientes no trânsito", disse Kuending.

Ainda na abertura o Major Voltaire, comandante da 2ª CIA da Polícia Militar de Maracaju, lembrou da importância da fiscalização no trânsito para redução do número de acidentes. "As pessoas reclamam que eu faço duas blitzes por dia. Mas esquecem que o números de acidentes é infinitamente maior que o número de assaltos, por exemplo", lembrou o Major.

O evento contou com a presença de autoridades locais, entre elas o Comandante do Corpo de Bombeiros de Maracaju Cap Hugo Djan Leite, o Gerente Municipal de Trânsito, Napoleão Alves Ferreira Neto e o gerente da Agência do Detran-MS de Maracaju, Roque Udson Nunes Franco.

Depois da palestra, foi elaborado uma carta com propostas que orientarão os Programas e Projetos em prol da Educação e da Segurança no Trânsito do município. Entre as principais temas estão a implantação de sinalização no entorno das aldeias indígenas, desenvolvimento de campanhas de conscientização para ciclistas, terminar o anel rodoviário, retirando o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano da cidade e a recuperação e modernização da sinalização horizontal, vertical, semafórica e eletrônica.

Foi firmado o compromisso de encaminhar a carta com as propostas aos órgãos e entidades relacionados ao trânsito, educação e segurança do município, conforme seus campos de atuação, para que produzam estudos, promovam e articulem o desenvolvimento das propostas.

Abertura do Seminário Regional
Diretor-Executivo do Detran-MS, Francisco Libório, falou para platéia de 100 pessoas

Por : Divisão de Comunicação e Estatística - DICOE

Veículos