Notícias 17 de agosto de 2019

Detran-MS oferece serviços gratuitos e apresenta simuladores em evento social neste sábado

A equipe de educação em conjunto com o setor de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), apresentou duas grandes novidades para a população, o óculos simulador de embriaguez e o simulador de impacto durante a ação Praça da Cidadania, realizada neste sábado (17), das 8h às 12h. O evento é realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com a Prefeitura e faz parte da programação oficial em comemoração dos 120 anos da Capital.

A tecnóloga em Educação para o Trânsito, Lidiana Freitas, comenta que o simulador de embriaguez foi realizado com uma atividade de circuito. “O cidadão coloca os óculos com baixo e alto teor de álcool e passa por vários obstáculos. Com isso compreendem que o álcool faz com que a consciência se perca de forma gradativa e isso interfere na hora de conduzir um veículo.”, explica.

Lidiana comenta que o simulador de impacto é apresenta como seria um acidente a 10 km/h se condutor estiver usando o cinto de segurança e sem o cinto”, comentou.

A estudante, Rosimeire de Jesus, participou da atividade com o óculos simulador de embriaguez e entendeu a importância da ação. “Achei incrível esse simulador. Eu já dirigi após beber e não tinha noção da gravidade em que coloco a minha vida e a do próximo. Álcool e direção, nunca mais!” comentou.

Conforme a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, a ação leva os motoristas à uma importante reflexão sobre velocidade e a mistura da bebida alcoólica e direção. “Com os simuladores, o condutor pode ter uma noção do quanto o álcool afeta a sua capacidade em dirigir com segurança, consequentemente isso desperta a sua conscientização", concluiu.

Além dos simuladores, o órgão também ofereceu serviços gratuitos como consulta de débitos, licenciamento, restrições, IPVA, transferência, alegação de venda, multas e notificações.  Também foram orientados sobre 1ª habilitação, renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação, atualização de dados cadastrais, CNH Digital, Sistema SNE (Notificação Eletrônica), Detran Mobile e Guia Flex.

Praça da Cidadania

Realizada de forma itinerante desde 2003, a iniciativa é promovida em praças e parques das principais cidades onde a Coca-Cola FEMSA Brasil possui operação. Além de gratuito, todos os atendimentos realizados à população são feitos de maneira voluntária. A iniciativa reúne diversos profissionais e representantes de entidades e instituições privadas, empresas parceiras e colaboradores da própria companhia.

Viviane Freitas