Programa Detranzinho: Educação no Trânsito para as Novas Gerações

A Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, inaugurada em setembro de 1998 e iniciando suas operações em 27 de maio de 1999, representa um espaço dinâmico voltado para a vivência prática no trânsito. Seu principal objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Programa de Educação e Ensino para o Trânsito do DETRAN-MS, incentivando a participação ativa de escolas,professores e estudantes.

O programa Detranzinho tem como foco o desenvolvimento de conteúdos e atividades direcionadas ao trânsito, segurança e prevenção de sinistros. Ele abrange temas como pedestres, ciclistas, passageiros, travessia segura, dispositivos de retenção, regras de circulação, meio ambiente, cidadania e saúde. O propósito final é integrar esses conceitos no contexto do trânsito, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Público-Alvo e Abrangência:

O Detranzinho destina-se aos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), atendendo escolas da Rede Estadual, Municipal e Privada em Campo Grande/MS.

Participação no Programa Detranzinho:

O processo para a participação da escola no programa segue as seguintes etapas:

  1. Pré-Inscrição (1º a 22 de fevereiro de 2024):
    • Realize a pré-inscrição da escola clicando no botão disponível, preenchendo as informações solicitadas no formulário.
      Observação: As vagas são limitadas.
  1. Reunião Pedagógica:
    • Após a pré-inscrição, participe da Reunião Pedagógica, cuja data será agendada e informada pelo Detranzinho.
  2. Envio do Termo de Responsabilidade:
    • Preencha, assine e envie o Termo de Responsabilidade após a Reunião Pedagógica. Encaminhe-o junto com uma cópia do CPF e RG da pessoa indicada pelo diretor(a) da escola para o e-mail
      detranzinho@detran.ms.gov.br
  3. Acesso ao Sistema de Agendamento:
    • Após a liberação do acesso, acesse o Sistema de Agendamento de Visitas do Detranzinho no Detran Web. Complete o cadastro da escola, preenchendo os formulários e escolhendo a data da visita no mês disponível no calendário.
  1. Visita dos Estudantes:
    • Realize a visita dos estudantes ao Detranzinho conforme agendado pela
      escola.

Ao seguir essas etapas de maneira organizada e completa, a escola assegurará uma participação eficiente e bem-sucedida no Programa Detranzinho, proporcionando uma experiência educativa valiosa para os estudantes.

Vídeos Detranzinho Play:

Os vídeos do Detranzinho Play são elaborados utilizando diversas técnicas, sendo a com fantoches a mais apreciada pelo público. Cada vídeo inclui um planejamento para o professor e sugestões de atividades para os alunos. Clique aqui para acessar.

agendamento detranzinho:

Acesse o Sistema de Agendamento Clique aqui para marcar sua visita ao Detranzinho.

contato:

Cidade Escola de Trânsito - Detranzinho
Telefones: (67) 3368-0198 / 3368-0199 / 3368-0180
E-mail: detranzinho@detran.ms.gov.br

Participe do Programa Detranzinho e contribua para a formação de cidadãos conscientes e seguros no tráfego e convivência urbana


Compartilhe