Campanhas Educativas

O Detran-MS tem em sua política de atuação, a elaboração de campanhas educativas de trânsito, visando a conscientização dos condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito. Confira as principais campanhas educativas do órgão aqui.

Volta às aulas

Com o intuito de promover a orientação e a sensibilização de alunos, pais e toda comunidade escolar acerca da importância de se observar as normas e regras de trânsito, a Divisão de Educação do Detran-MS desenvolve nas escolas públicas e privadas diversas ações educacionais como gincanas, palestras, teatros de fantoche e abordagens de fiscalização de pais e equipe pedagógica.

Além do trabalho educacional, a equipe do Detran elabora um relatório técnico com as principais insuficiências na estrutura física do trânsito local e encaminha aos órgãos responsáveis de trânsito. Para participar basta preencher o cadastro virtualmente, salvar o arquivo e enviar para o e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.

Cadastro Volta às Aulas

Pedestre

Considerando o artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que versa sobre a prioridade de passagem dos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas sem sinalização semafórica, a Divisão de Educação do Detran-MS, com o propósito de diminuir o alto índice de atropelamento de pedestres no ato da travessia, informar pedestres e condutores quanto aos direitos e deveres de cada integrante do trânsito e ampliar as ações para promover a segurança e a qualidade nos deslocamentos do pedestre iniciou, em 2011, a campanha “Pedestre, eu cuido”.

Todos os anos, o Detran, em parceria com os órgãos de fiscalização, desenvolve na capital e no interior do estado diversas ações educativas e de fiscalização acerca dos requisitos de travessia do pedestre na faixa de segurança. Em 2015, a campanha passou a se chamar “Pedestre, gesto feito que merece respeito”, onde o gesto com a mão para sinalizar a intenção de atravessar por parte do pedestre passou a ser o símbolo dessa ação educativa.

Caso conheça alguma faixa de pedestre onde não haja sinalização semafórica e tenha grande fluxo de travessia e/ou vários acidentes de trânsito, informe ao Detran através do e-mail diedu@detran.ms.gov.br ou pelos telefones (67) 3368-0288 ou 3368-0169.

Carnaval

Considerando o alto índice de acidentes de trânsito registrado nos períodos de carnaval, a Divisão de Educação do Detran-MS, com apoio dos órgãos de fiscalização, realiza diversas ações educativas na capital e nas principais cidades de intensa movimentação de turistas.

A campanha, levando em consideração o período festivo ligado a um alto consumo alcoólico, tem como objetivo alertar, informar e sensibilizar a população sobre os riscos e consequências da direção sob influência de álcool.

Em campo grande, a equipe técnica do Detran desenvolve uma ação de orientação e entrega de panfletos e adesivos nos pontos de saída da cidade. Os locais e horários são devidamente analisados e escolhidos para que as ações atinjam não só as pessoas que retornam às suas residências, mas principalmente aquelas que estão deixando a cidade para festejar o carnaval, uma vez que os acidentes registrados nas estradas e rodovias são mais violentos e frequentes neste período.


Compartilhe