Programas de Educação e Segurança para o Trânsito

O Detran-MS promove, anualmente, uma série de programas educacionais voltada para os diferentes segmentos da população. São programas desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas com o objetivo de sensibilizar o público atendido no que se refere ao cumprimento das regras de trânsito e à preservação da vida humana.

Brasil Alfabetizado

O programa alfabetiza jovens e adultos com dificuldade na leitura e escrita e que se encontram com processos bloqueados por não atenderem às exigências do Inciso II do artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos Exames de Processo de Formação de Condutores à 1ª Habilitação e/ou Renovação de Exames.

Ações previstas:

  • Realizar curso bimestral com o desenvolvimento dos conteúdos previstos na Resolução 168/05 e 358/08 CONTRAN;
  • Aplicar simulados;
  • Realizar Avaliações Pedagógicas leitura e escrita;
  • Realizar gincanas culturais e outras atividades educativas.

Atender:

  • Condutores com dificuldades na leitura e escrita.

Calouro Consciente

Calouro Consciente é um programa de Educação de Trânsito desenvolvido pelo Detran-MS, em parceria com instituições de ensino superior e demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, que tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a necessidade de se adotar atitudes seguras no trânsito.

O atendimento é realizado no 1º e 2º semestre de cada ano letivo. Os interessados deverão preencher o cadastro virtualmente, salvar o arquivo e enviar para o e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.

Cadastro Calouro Consciente

Detran Vai à Escola

O programa de atendimento às escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio surgiu da necessidade de orientar, sensibilizar e capacitar alunos, pais, professores e demais integrantes da comunidade escolar acerca dos direitos e deveres de cada cidadão no trânsito.

A equipe da Divisão de Educação do Detran-MS realiza durante todo o período escolar diversos atendimentos nas escolas promovendo capacitações aos professores, palestras à comunidade escolar e atividades educativas aos alunos (gincanas, jogos, exibição de vídeos, apresentação de teatro de fantoche, simulação de travessia, entre outros).

Caso sua escola tenha interesse em participar, preencha o formulário virtualmente, salvar o arquivo e enviar para o e-mail: diedu@detran.ms.gov.br. A equipe da divisão de educação entrará em contato informando as datas e horários disponíveis para o atendimento.

Para maiores informações, entre em contato através do e-mail: diedu@detran.ms.gov.br ou pelos telefones 3368-0169 e 3368-0290.

Cadastro Detran Vai à Escola

Vencendo o Medo de Dirigir

O Programa Vencendo o Medo de Dirigir é executado e coordenado pela Divisão de Educação do Detran-MS. Tendo como objetivo proporcionar aos candidatos a condutores de veículos que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir, condições para tornarem-se condutores confiantes, seguros e sem bloqueios.

Justificativa:

Segundo Ballone (2002) a ansiedade é um sinal de alerta, que adverte a pessoa sobre os perigos iminentes, possibilitando que desenvolvam medidas de enfrentamento. A ansiedade prepara a pessoa para lidar com diversas situações e prepara o organismo a tomar as medidas necessárias que possam impedir ou diminuir possíveis danos ou prejuízos.

Barros Neto (2000) também considera que é difícil diferenciar a ansiedade e o medo, pois ambos têm as mesmas reações fisiológicas, como sudorese excessiva, taquicardia, tremor generalizado, sensação de sufocamento e outros.

Dentre inúmeros “medos, podemos apontar o medo de dirigir veículos. O medo de dirigir interfere na rotina diária da pessoa, especialmente por dificultar ou impossibilitar o seu direito de ir e vir acarretando prejuízos em sua vida.

Considerando que em Mato Grosso do Sul há um número significativo de mulheres e homens que se habilitaram a primeira habilitação e que apresentam fobia, inquietação, nervosismo, pavor e insegurança para dirigir veículos o Detran-MS em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco desenvolve o projeto Vencendo o Medo de Dirigir.

Parceria: Detran-MS e Clínica Escola da UCDB

Metodologia:

O projeto é desenvolvido por meio de encontros presenciais entre as pessoas que , livremente, buscam apoio no programa. Dentre as ações, é desenvolvida atividades de reflexão e vivências por profissionais especialistas de trânsito do DETRAN/MS e psicólogos da Clínica Escola da UCDB.

São desenvolvidas dinâmicas de grupo para detectar os tipos de fobias e dificuldades. Também é desenvolvida atividades individuais para conhecer, acompanhar e avaliar o desempenho de cada participante durante um determinado tempo.

Além de receberem informações teóricas os participantes do programa realizam percursos com seus próprios carros. O programa consta das seguintes atividades: reuniões, psicoterapia, prática veicular e aula vivencial no contexto trânsito. Os temas abordados nos encontros são: Educação para o trânsito, O comportamento humano e a importância da psicologia de Trânsito, Motivação Arte-terapia, hidroginástica e Psicoterapia veicular.

Maiores informações pelo telefone (67) 3368-0237 ou pelo e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.

Cadastro Vencendo o Medo de Dirigir

Programa de Palestras em Empresas Públicas e Privadas (PROSEGUE)

O PROSEGUE é um programa de segurança destinado às empresas públicas e privadas. Nele, a empresa pode solicitar à equipe técnica do Detran-MS uma palestra educativa acerca de diversos assuntos relacionados ao trânsito, tais como: direção defensiva, regras de circulação, noções de primeiros socorros e mecânica, entre outros.

Para participar basta preencher o cadastro virtualmente, salvar o arquivo e enviar para o e-mail: diedu@detran.ms.gov.br. Após a efetivação do cadastro, a equipe técnica do Detran-MS entrará em contato para articular o desenvolvimento das atividades solicitadas.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato através dos telefones 3368-0288 e 3368-0163 ou pelo e-mail: diedu@detran.ms.gov.br.

Cadastro PROSEGUE

Programa em Defesa dos Direitos e Deveres da Pessoa Idosa no Trânsito

Considerando a mobilidade e acessibilidade da pessoa idosa e a necessidade de cuidados e infraestrutura que assegure o pleno exercício de locomoção do idoso, o programa em defesa dos direitos e deveres da pessoa idosa no trânsito tem como objetivo provocar os diversos segmentos da sociedade em geral em prol de uma política pública que viabilize: a acessibilidade e mobilidade reduzida de pessoas idosas; a realização de ações socioeducativas em defesa da vida e da saúde da pessoa idosa; e a criação de fundos de habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade para garantir a sustentabilidade das cidades.

Resolução nº 303, 18 de dezembro de 2008 – Dispõe sobre as vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas.

Programa de Saúde da Família (PROSAT)

O Programa de Saúde no Trânsito, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem como foco formar multiplicadores de informações e orientações referentes à temática do trânsito, através dos profissionais das unidades de saúde (UBS e UBSF) e promover ações em prol da segurança no trânsito à população de Campo Grande – MS.

As ações do programa preveem capacitações aos profissionais da atenção básica, principalmente os agentes comunitários de saúde (ACS) que realizam atendimento domiciliar, palestras, atividades educativas de trânsito, mutirões e campanhas.

Os profissionais são capacitados a reconhecerem os fatores de risco no trânsito e fazerem orientações ou intervenções durante a consulta, o acolhimento, as visitas domiciliares e/ou as ações educativas.

 

 


Compartilhe