Apresentação Apresentação

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) é o órgão máximo executivo de trânsito vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Foi criado em janeiro de 1979, porém conquistou categoria de autarquia somente no ano de 1986. É o órgão responsável efetivamente por colocar em prática o que se encontra previsto em lei no que tange o trânsito, a fim de exigir seu cumprimento, ou seja, é o responsável pelo registro de veículos e de condutores.

O Detran-MS disponibiliza atendimento ao cidadão nos 79 municípios do interior do estado, sendo que na capital além da Agência-Sede, há postos de atendimento em quatro pontos estratégicos, conhecidos como “Fácil”, contando ainda com agências em dois shopping centers.

Desde o início de 2015, o Detran-MS está implantando um novo modelo de gestão, que prioriza a qualificação do servidor público, investindo na mudança de comportamento, virtualização de processos, modernização e a qualidade na prestação de serviços, com recursos tecnológicos e readequação de procedimentos. Todos os investimentos visam propiciar mais agilidade, facilitar o acesso às informações pelo usuário, economia de custos e segurança na operacionalização de todos os processos internos e externos do órgão.

Para efetivar a nova proposta, o Detran-MS vem aprimorando suas ações na Educação para o Trânsito, com abordagens mais modernas e diretas. Com o intuito de pensar na prevenção da vida, focando todos que fazem parte do trânsito.