Rudel Trindade fala sobre novas metas para o Departamento de Trânsito em Mato Grosso do Sul

Publicado dia: 12 de março de 2020


Trazer a excelência para o atendimento no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Desse modo o novo diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, abriu a manhã de entrevista coletiva concedida no auditório do órgão nessa quinta-feira (12). Na ocasião, ele reuniu veículos de imprensa também para falar de novas metas e tirar dúvidas sobre situações em andamento.

Foto: Viviane Freitas - Comunicação do Detran

O diretor tratou de diversos temas que vinham sendo apresentados pela imprensa como questões de melhorias estruturais em agências da Capital e do interior, o início de contratos para a retomada das atividades de limpeza e conservação das agências e das obras de recapeamento na pista de testes na sede do Departamento e na Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho.

“Estamos assumindo aqui um desafio muito grande, embora esteja voltando para minha área, que sempre foi o transporte e o trânsito, é preciso levar em conta que o Estado cresceu muito. Hoje temos uma frota aproximada de 1,6 milhão de veículos e 1,1 milhão de habilitados. Entendemos que é preciso tratar o nosso cliente de modo digno e eficiente e essa vai ser nossa meta”, afirmou.

Durante sua fala, Rudel lembrou de três questões que vinham se destacando como as principais a serem resolvidas. “A primeira delas é a necessidade de recapeamento das pistas de testes e do Detranzinho”, afirmou. A segunda, de acordo com o diretor-presidente, era sobre os pátios lotados e a necessidade de melhorias nas agências.
O presidente salientou que no início da semana foi escolhida a empresa que irá cuidar do recapeamento de 3.343,6 metros quadrados da pista de teste e 1.691,3 metros quadrados do Detranzinho. A Trento Soluções em Construção Ltda será responsável pelo serviço orçado em R$ 320,4 mil. Rudel garantiu que os trabalhos deverão começar nos próximos dias e que deverá estar pronto no prazo máximo de 60 dias.

Sobre a lotação de pátios, Rudel lembrou que no ano passado eram 50 mil veículos apreendidos em todo o Mato Grosso do Sul, volume esse que já caiu para pelo menos 30 mil com o início da Operação Limpa Pátio, dos quais, doze mil já estão vendidos e aguardando o fim dos trâmites burocráticos para serem retirados.

“Tínhamos veículos que estavam no pátio há mais de 15 anos. Isso gera um transtorno muito grande para o órgão e para todos”, explicou. Para ele, uma saída pode ser aumentar o número de empresas credenciadas e que tratam do aproveitamento da sucata, que recolham esses volumes dos pátios do interior. “Do jeito que está, estamos perdendo dinheiro e criando foco de mosquito da dengue, mas eu acredito que em seis meses haja uma solução organizada para esse assunto”, finalizou.

Durante o encontro com a imprensa Rudel também destacou o anúncio recente do governador Reinaldo Azambuja em investir R$ 20 milhões em reformas e construções de novas agências no Estado pelo prazo de dois anos e de R$ 2,1 milhões a serem investidos em sinalização. Ele chegou a anunciar a construção de uma nova agência em Três Lagoas e a reestruturação emergencial do prédio da sede.

Alerta
Trindade também falou com a imprensa sobre um transtorno que pode vir a ocorrer com cerca de três mil veículos que estão circulando de maneira irregular pois pagaram o licenciamento e não procuraram estampadoras para trocar a placa conforme a necessidade. “Cidadão fez o licenciamento e não procurou estampadora para trocar a placa. Agora, está andado com documento de placa nova e circulando com a placa antiga. Se ele for parado pela fiscalização vai ter o veículo apreendido, será multado em R$ 130 e terá pontos na carteira. Queremos fazer esse alerta para as pessoas que se encontram nessa situação que possam regularizar suas pendências”, finalizou.

Formação de Condutores
Durante o encontro com a imprensa, a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, apresentou, em primeira mão, os índices de aprovação dos CFC´s (Centro de Formação de Condutores) que a partir de hoje passam a constar no site do Detran-MS.

A iniciativa do Departamento em tornar pública a média das autoescolas vem para cumprir a Portaria de número 67 divulgada no final do mês de janeiro sobre a regulamentação e funcionamento dos Centros.

Para se manter ativo no mercado cada CFC deve aprovar 60% dos seus alunos nos exames para a emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), seja teórico ou prático.

De acordo com a diretora é importante ressaltar que o índice de aprovação das escolas e as medidas de acompanhamento podem implicar em penalidades dentro de um ano, podendo culminar na não renovação de seu credenciamento.

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