Formação de acadêmicos da UMA/UEMS termina com aulas que abordam o Maio Amarelo

Formação de acadêmicos da UMA/UEMS termina com aulas que abordam o Maio Amarelo
Entre os dias 8 e 9 de maio, os alunos da UMA/UEMS participaram da formação desenvolvida pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), com o tema Maio Amarelo. As aulas fazem parte da disciplina de Tecnologias Sociais e integram o programa de extensão da UMA.
O professor Ivar Custódio ministrou aulas com o tema “Trânsito: Cuidados Indispensáveis, Técnicas de Direção e Dispositivos de Segurança” e também abordou o movimento Maio Amarelo de 2025, com o objetivo de sensibilizar os participantes. “Trabalhar com esse público é diferente, pois há muitas experiências e diversas perspectivas sobre o mesmo assunto, o que enriquece as discussões e leva a reflexões sobre como era e como é o nosso trânsito, considerando os aspectos culturais e educacionais dessas gerações”, destacou o professor Ivar.
Os alunos aprenderam técnicas básicas de mecânica, direção defensiva, entre outros assuntos, sempre em um ambiente descontraído. “Os alunos são muito participativos e fazem questão de se envolver em todos os assuntos abordados. E, por fim, o bom humor, né? Parece que estão sempre nos seus melhores dias. A energia é diferente”, comentou o professor Ivar Custódio.
Para o coordenador da UMA/UEMS, professor Djanires Neto Lageano, a participação do Detran-MS junto ao espaço acadêmico da UMA/UEMS reforça o nosso compromisso social e também a educação para o trânsito que envolvem todas as gerações. “Essa participação de um professor do DETRAN trouxe informações, questões relativas a segurança do trânsito e também a perspectiva de construção de uma nova sociedade mais educada, preparada para os pedestres. Essa parceria reforça o compromisso social, compromisso educacional e das relações que compõe a sociedade de modo geral”, disse o professor Djanires.
Maio Amarelo 2025
O ONVS (Observatório Nacional de Segurança Viária), escolheu como tema da campanha oficial do Movimento Maio Amarelo 2025, Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana.
Segundo a ONSV, cada vez mais escutamos falar de "Mobilidade Humana" ao invés de "Mobilidade Urbana", considerando que os deslocamentos são feitos, majoritariamente, por pessoas.
Nos últimos 11 anos, o Maio Amarelo se destacou pelo seu poder de amplitude, mobilizando a sociedade durante todo o mês de maio para unir forças em prol do objetivo comum de promover a conscientização e disseminar o conhecimento necessário para reduzir as lesões e mortes no trânsito.
Emmanuelly Castro – Comunicação Detran-MS
Fotos: Ellen Maria Marques Lane – UMA/UEMS