Notícias 24 de setembro de 2025

Setembro Amarelo: ação do Detran-MS lembra importância de olhar para os detalhes

Nesta quarta-feira (24), o setor psicossocial do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) promoveu uma ação especial com os servidores, dentro da campanha Setembro Amarelo. A atividade envolveu acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que realizam estágio no setor, levando aos blocos da sede uma mensagem rápida, mas significativa com a entrega de marca-páginas com o lema “Você não está sozinho”, a marca da campanha e o contato do setor.

Em cada bloco, os acadêmicos de psicologia, Pedro Henrique Fernandes dos Santos e Carlos Augusto Arakaki Valdez, destacaram a importância da prevenção no dia a dia. “É um processo que se constrói nos detalhes. São nesses cuidados pequenos, individuais e coletivos, que fortalecemos nossa saúde e bem-estar. Afinal, vocês passam mais tempo aqui do que com a própria família. E nós estamos à disposição para ajudar, seja com uma conversa ou apenas ouvindo vocês”, reforçaram.

Para a responsável pelo setor psicossocial do Detran, a psicóloga Rebeca Moreira, o convite é claro. “Em momentos de dificuldade, pode parecer que estamos sozinhos, mas não precisamos passar por isso sem apoio. O setor psicossocial está aqui para escutar, acolher e caminhar junto. Procurar ajuda é um gesto de cuidado consigo e abre espaço para novas possibilidades. Cuidar da vida é sempre um movimento coletivo, e ninguém precisa enfrentar seus sofrimentos sozinho”.

Esse cuidado preventivo tem se fortalecido no Detran-MS. Atualmente, as psicólogas da Cassems atendem cerca de 30 servidores por semana. Além disso, 30 acadêmicos de Psicologia da UCDB realizam atividades em grupo nos blocos da sede, a partir de uma pesquisa realizada no semestre passado que identificou situações de risco à saúde mental. Somados, os atendimentos psicossociais e nutricionais alcançam cerca de 109 servidores, com foco na saúde e prevenção ao suicídio.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, uma pessoa tira a própria vida a cada 46 minutos. Globalmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o suicídio como a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em Mato Grosso do Sul, a taxa é uma das mais altas do país, reforçando a urgência de políticas de prevenção e cuidado.

Texto e fotos: Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

 


Compartilhe