Notícias 24 de setembro de 2025

Com foco em empatia, Detran-MS une especialistas e ativistas em evento sobre trânsito inclusivo

Aprendizado e empatia foram as marcas do evento “Conexão Inclusiva: Pessoas com Deficiência e o Trânsito”, realizado pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (24). O ciclo de palestras, que aconteceu no auditório da sede do órgão, reuniu ativistas e especialistas na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Durante o evento, servidores e credenciados ao Detran-MS tiveram a oportunidade de conhecer as dificuldades enfrentadas por esse público e as melhores soluções para um atendimento mais inclusivo. O professor Adriano de Oliveira Gianotto, pesquisador da UFMS e um dos palestrantes, compartilhou sua experiência pessoal na luta pela inclusão, que resultou na criação de uma lei que exige intérpretes de Libras nas autoescolas. "Eu sou motorista há 25 anos e nunca tive um acidente, nunca! Tenho uma visibilidade 100%. Sou surdo profundo. Com 18 anos tirei a carteira de motorista. O problema é que a autoescola não tinha atendimento com intérprete", contou Adriano, ressaltando a importância do acesso à comunicação para todos.

A fundadora da Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Estadual de Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Ballatore, foi uma das idealizadoras do evento. "Nossa intenção é falar de inclusão, pertencimento e, principalmente, sobre empatia no trânsito, nos Centros de Formação de Condutores, entre os funcionários do Detran de todo estado", explicou Mirella.

Márcio Ximenes Ramos, pedagogo e especialista em educação especial e inclusiva, enfatizou a necessidade de empatia no trânsito, um espaço coletivo. Com baixa visão, Márcio destacou a importância do piso tátil nas calçadas para sua locomoção. "Quando não há piso tátil, eu tenho que buscar formas de exercer meu direito de ir e vir. Por isso, é preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro", disse.

O ciclo de palestras também contou com a participação do médico Flávio Freitas Barbosa, psiquiatra e especialista em Medicina de Tráfego, credenciado ao Detran-MS, e da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MS, Claudianline de Azevedo Lopes. A advogada parabenizou a iniciativa do órgão: "É muito importante essa iniciativa do Detran, por proporcionar conhecimento e práticas de inclusão para os seus colaboradores".

O evento integrou as ações da Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro. Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, o “Conexão Inclusiva” foi uma valiosa oportunidade de aprendizado. "O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, e os temas da Semana do Trânsito encontram um ponto comum na defesa da vida, da acessibilidade e do respeito. Enquanto a Semana de Trânsito busca promover a conscientização sobre atitudes seguras nas vias, o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência reforça a importância de uma sociedade inclusiva, na qual todos possam exercer plenamente seu direito de ir e vir", explicou Andrea.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Detran-MS no YouTube e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=6TQBTc1IanE.

 

Emmanuelly Castro e Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe