Notícias 2 de outubro de 2025

A Inspiração não tem Idade: Sonho de ser médica leva aluna do EJA a buscar a CNH

Dona Genilsa, de Campo Grande, mostra que a independência e a segurança viária são os primeiros passos para realizar seus grandes objetivos.

 

Nesta quinta-feira (02/10), o Detran-MS realizou mais uma ação educativa com jovens e adultos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Osvaldo Cruz, em Campo Grande. Entre os alunos, a determinação de Dona Genilsa, de 76 anos, chamou a atenção, ao revelar que seu sonho de se tornar médica passa por um objetivo imediato: tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dona de casa, Genilsa contou que não encontrou muito apoio familiar, mas, mesmo assim, voltou a estudar para correr atrás de um sonho que parecia distante. A sua motivação é um exemplo de força:

"Eu pensei: até quando vou ficar sentada nessa cadeira de fio parecendo uma falecida? Eu sei que velha é a pessoa que precisa de comida na boca, eu não preciso, então não sou velha," afirmou Dona Genilsa, inspirando todos os presentes com sua filosofia de vida.

Para ingressar na faculdade, ela sabe que a independência é fundamental. "Eu acredito que se eu tiver um carrinho, fica melhor para mim, para ir para a faculdade e todos os cursos. E eu sei que não adianta comprar um carro antes de ter habilitação. Isso é errado. Por isso que tem tanto acidente por aí, né!", enfatizou a aluna, demonstrando grande consciência sobre a segurança no trânsito.

Educação Viária e Leitura Crítica

Justamente para entender o processo de habilitação, Dona Genilsa e seu grupo de estudos do EJA escolheram a CNH como tema central da intervenção educativa conduzida pelos técnicos do Detran-MS nesta quinta-feira (02/10).

A estudante Giovana Silva Santos, de 16 anos, também participou do grupo, reforçando a importância do conhecimento. Ela contou que já pilotou motocicleta sem habilitação, mas logo percebeu a complexidade do trânsito. "Dá para ver que as coisas são diferentes na hora de dirigir de verdade," comentou Giovana.

Giovana e Dona Genilsa

 

O projeto do Detran-MS com alunos do EJA trabalha a sensibilização para os riscos de comportamentos imprudentes. Segundo a coordenadora da ação, tecnóloga em educação de trânsito, Regina Silva Abreu, os alunos são divididos em grupos e constroem uma intervenção educativa a partir de notícias sobre sinistros de trânsito, depois apresentam para o restante do grupo.

“Esse tipo de abordagem exige que os alunos sejam proativos e com isso eles desenvolvem uma leitura crítica do comportamento no trânsito. A partir de notícias de sinistros de trânsito, são eles que criam a intervenção e com isso debatem sobre o assunto e apresentam questões para serem trabalhadas," explica Regina.

Para a coordenadora do EJA na Escola Municipal Osvaldo Cruz, Sônia Cristina Monteiro de Assis, a intervenção do Detran-MS é essencial. "Eles estão com idades diferentes, mas têm um objetivo claro de conquistar a independência e isso passa pela formação como condutor. Então, trabalhar esse aspecto do trânsito seguro com eles desde já é muito importante," disse Sônia.

A ação educativa do Detran-MS com alunos do EJA, que visa sensibilizar essa comunidade tornando-os mais conscientes no trânsito já atendeu mais de 160 alunos no mês de setembro e ainda terá continuidade em outras escolas ao longo do mês de outubro.

 

Texto e foto: Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS


Compartilhe