Destaque 24 de setembro de 2020

Candidatos têm prazo indeterminado para a conclusão do processo de 1ª habilitação

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) alterou diversos serviços relacionados ao trânsito, como o processo para primeira habilitação que, em março, teve seu prazo alterado de 12 para 18 meses, oferecendo seis meses a mais para o candidato finalizar o processo. Com a necessidade de continuar o isolamento social e o aumento no número de casos confirmados para a doença, na última terça-feira (21), o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ampliou novamente o tempo limite para o tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passando agora um prazo indeterminado.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Loretta Figueiredo, explica que os processos que seriam cancelados a partir de 20 de março e que foram prorrogados até 20 de setembro, agora estão com o prazo interrompido por tempo indeterminado. “O candidato poderá terminar seu processo com tranquilidade sem a preocupação com o prazo, sabemos que existe uma grande procura pela realização dos exames e estamos limitados pelas regras de biossegurança. Agora não tem a necessidade de pressa para conclusão dos processos”, comenta.

Desde o início da pandemia, o Departamento tem seguido os protocolos de segurança durante as aulas teóricas e práticas, como a obrigatoriedade do uso de máscara e a higienização das salas e dos veículos a cada aula.

Na sede do Detran em Campo Grande, são realizados 120 exames por dia, de todas as categorias e no interior, conforme a demanda dos Centros de Formação. Entre janeiro a agosto deste ano, foram realizados 44.537 exames práticos e 30.588 exames teóricos no Estado.

Pandemia
Como medida de prevenção ao Novo Coronavírus, para os exames de categoria B, é obrigatório o uso da máscara por parte do aluno, do instrutor e do examinador, além do uso do álcool em gel, disponibilizado dentro do veículo. Para os exames de categoria A, além da máscara é necessário que o aluno use capacete próprio. Apenas aos candidatos que apresentarem capacete próprio, sendo vedado o seu compartilhamento, poderão realizar a prova.

A recomendação é para não agendar/realizar exame para o candidato que apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, pois este poderá ser impedido de realizar o exame.

Viviane Freitas
Foto: Saul Schramm


Compartilhe