Notícias 15 de maio de 2023

Ação do Detran dá visibilidade ao movimento Maio Amarelo e agrada lojistas

Neste sábado (13), o Departamento Estadual de Trânsito, junto a diversos parceiros e com apoio dos lojistas, realizou o Dia “D” do movimento Maio Amarelo, agitando o centro e um shopping de Campo Grande. O objetivo de alcançar o maior número de pessoas e mobilizar a sociedade foi alcançado, segundo a diretora de Educação do Detran-MS, Andrea Moringo.

Arthur, de 4 anos, encantado com o Semáforo e a Faixa de Pedestres

“Recebemos a adesão de vários lojistas e da população, tanto no centro da cidade quanto no shopping. Quem não conhecia o movimento Maio Amarelo, passou a entender sobre o assunto e concordou com a importância do tema”, contou a diretora.

O técnico de informática, Daniel Lucas da Silva, de 26 anos, e seu filho Arthur, de 4 anos, são um exemplo. Eles foram ao centro da cidade para passear e viram a movimentação da ação. “Eu não sabia do que se tratava, mas meu filho ficou muito encantado com os super-heróis e os bonecos”, disse Daniel. Depois de participar da ação, Daniel concordou com a importância do tema. “Nós que temos criança, família, nós ficamos com medo, né. Uma campanha como esta é muito boa para nos trazer esperança ”, afirmou o Daniel Lucas.

A ação teve um direcionamento para associação de álcool e direção. Técnicos do Detran-MS e do Sest-Senat convidaram a população para usar os óculos simuladores de embriaguez, que comprovam a perda de reflexos ao dirigir.

Lady Bruna Mohamud Roa participou da simulação. Ela acredita que a simulação reflita superficialmente a realidade e por isso as pessoas devem ficar atentas. “Se na simulação já assim, imagina na vida real, por isso é importante que as pessoas se conscientizem a respeito do estrago que elas podem causar na família delas e dos outros. Se eu não quero arriscar minha família, também não posso colocar em risco a vida dos outros”, disse Lady Bruna.

Lady Bruna precisou de ajuda para andar com os óculos que simulam embriaguez

O argentino Hector Pereira estava passando pela 14 de julho e assistiu à simulação, mas não quis participar. Ele contou que sofreu um acidente quando estava alcoolizado e depois nunca mais dirigiu. “Foi um acidente muito feio, ninguém morreu, mas todos ficamos machucados. Agora não dirijo mais, porque foi muito ruim”, contou o argentino.

A ação do Dia “D” teve ainda exposição de motos e viaturas do Batalhão de Trânsito da PM e do Corpo de Bombeiros, com a participação dos Bombeiros do Amanhã. Além dos Detran-MS e do GGIT, participam e apoiaram a mobilização do Dia “D”: o Sest-Senat, BPMTran, Corpo de Bombeiros, Fundesporte, Agetran, Prefeitura Municipal de Campo Grande, PRF, Fecomércio, Sindvarejo, Bosque dos Ipês, Lyons Club e Sicred.

Fiscalização de Trânsito do Detran

No centro da cidade, a Fiscalização de Trânsito do Detran esteve com uma van, exibindo vídeos educativos relacionados ao trânsito. No Shopping Bosque dos Ipês, com a exposição de viaturas e atendimentos a crianças e adultos. Em parceria com a PRF, foram distribuídos balões amarelos para as crianças.

Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Emmanuelly Castro