Ações do Detran para diferentes públicos marcam o Movimento Maio Amarelo desta sexta-feira (16)

Estudantes, profissionais da saúde e educação, motoristas e professores participaram de diversas ações promovidas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) nesta sexta-feira (16), em Campo Grande. As atividades fazem parte do Movimento Maio Amarelo, que busca mobilizar a sociedade para refletir sobre o comportamento no trânsito. O tema do movimento em 2025, "Desacelere: seu bem maior é a vida", foi abordado em todos os locais visitados, por meio de atividades e palestras.

Na SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), os servidores e motoristas do órgão participaram de uma palestra educativa e de uma atividade com óculos simuladores de embriaguez. Mesmo de forma descontraída, a mensagem foi bem recebida pelos participantes. “Eles sabem dessa grande epidemia que enfrentamos, que é o número de mortos no trânsito. Por isso, é muito importante esse tipo de ação voltada para nossos profissionais”, disse o diretor-adjunto da SESAU, Aldecir Dutra de Araújo.

Na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), os técnicos do Detran-MS receberam um importante reforço na campanha: as crianças do CEI Detran participaram da ação, visitando diversas salas e levando uma mensagem importante para que todos desacelerem no trânsito. “É uma ação significativa, porque as crianças não podem estar à margem da sociedade. Muitas vezes, são vistas como quem ainda não faz parte dela. Por esse motivo, acreditamos que elas precisam estar incluídas nessas pautas e projetos”, explicou a coordenadora pedagógica do CEI Detran, Ananda Anizelli.
Além da participação das crianças, os servidores da SEMED também experimentaram os óculos simuladores de embriaguez. A intenção da atividade é demonstrar como a ingestão de bebidas alcoólicas afeta os reflexos dos condutores, provocando reflexão nos participantes. “Essa atividade mostra o quanto o desempenho no trânsito é prejudicado quando se bebe. Eu praticamente derrubei todos os obstáculos. Se isso fosse no perímetro urbano da cidade, teria atropelado alguém ou batido o carro. Isso demonstra que bebida e direção não combinam de forma alguma”, relatou o professor Celso Abrão dos Reis, após participar da dinâmica.

Para Altagno Pires Pereira Junior, do Núcleo de Educação de Trânsito da SEMED, ações dentro das empresas e instituições são fundamentais, já que os funcionários seguem uma rotina entre casa e trabalho e, muitas vezes, é difícil alcançá-los com campanhas de conscientização. “O Detran já é nosso parceiro e hoje trouxe as crianças, trouxe essa mensagem do Maio Amarelo, importante para nós refletirmos”, comentou Altagno.
Ação nas Moreninhas
Os estudantes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada no bairro Moreninhas, também participaram das atividades do Detran-MS nesta sexta-feira (16). Mais de 250 alunos acompanharam a exibição do vídeo “Uma Escolha, Muitas Vidas”, produzido pelo órgão em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU e Santa Casa.
Após o vídeo, os alunos assistiram a uma palestra ministrada por estudantes da Liga de Enfermagem da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e participaram de uma roda de conversa, onde puderam debater o tema com técnicos do Detran-MS e acadêmicos da área da saúde.
UEMS na Comunidade
Neste sábado (17), as ações do Detran-MS continuarão na Escola Estadual Prof.ª Elia França Cardoso, no bairro São Conrado, das 8h às 13h, como parte do projeto UEMS na Comunidade. Além das atividades educativas e de conscientização, estão previstas atividades lúdicas voltadas ao público infantil.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Emmanuelly Castro