Notícias 27 de outubro de 2023

Alegria foi legado de Marlene da Silva Fialho, servidora que dará nome ao refeitório do Detran Sede

Idealizado para ser um ambiente de integração dos colaboradores do Detran Sede, o refeitório levará o nome da servidora Marlene da Silva Fialho (in memorian) que tinha a alegria de viver como marca registrada.

Através do relato de pessoas que conviveram com ela é possível entender o apelido de Xuxa Pantaneira, pois além do dom da comunicação, Marlene despertava sorrisos por onde passava. “Ela apresentava não só os eventos do Detran. Ela era tão querida que várias instituições chamavam ela para fazer as apresentações no palco”, conta Annelise Cabral Moraes.

Estande do DETRAN na FENASUL no Albano Franco em 2000. Da esquerda para direita: Duci, Karen, Marlene, Fernanda, Gigi, Janete e Juliana

“A Marlene foi uma pessoa muito especial. Iluminada. Única. Acho que nessa vida nossa, nunca vamos conhecer outra pessoa igual. Porque ela era uma pessoa sempre muito sorridente. Ela estava sempre com um sorriso que além de iluminar o ambiente, esse sorriso acolhia você.  Essa é uma homenagem que vai ser mais que merecida. Nem que a gente quisesse, a gente conseguiria esquecer dela. Porque ela foi um ser humano tão único, que dificilmente vai ser apagado da nossa memória”.

“Nossa Xuxa Pantaneira. Uma homenagem merecida. Marlene foi uma pessoa muito querida, você não via ela triste. Sempre alegre, expansiva, bem extrovertida, alto astral”, recorda o amigo José Leite. “Ela foi muito especial! Dona de um coração enorme. Sempre sorridente”, afirma Noemia Rodrigues.

Gigi com Marlene

Ana Elisa Garcia de Souza, lembra das viagens com ela eram sempre muito leves, pois ela tinha o dom de alegrar o ambiente. “Achei a homenagem maravilhosa, pois significa que não foi esquecida. A maioria não a conheceu pois há muita gente nova no Detran, mas ela ser lembrada é sinal que a sua história no órgão não foi e não será esquecida”, avalia.

A notícia da homenagem se espalhou entre amigos da época, e Gigi da Silva Carmo, que há 17 anos assumiu concurso no Detran-PR, fez questão de enviar fotos do seu acervo. “Não éramos colegas de trabalho. Éramos amigas de verdade. Ela me ajudou muito em todos os sentidos principalmente de acreditar que eu era capaz de fazer qualquer coisa. Super merecedora dessa homenagem. Falei com ela uma semana antes do falecimento. Lembro até hoje da voz dela no telefone. Olhando as fotos dá uma saudade”.

Quem também se emocionou com a escolha do nome para o bloco 10 do complexo Detran, foi a família. A irmã Margareth Maria não conteve as lágrimas ao saber da homenagem e contou que Marlene amava cozinhar. “É muita emoção. A gente percebe que ela era muito querida por todos no Detran. Eu e meus irmãos ficamos felizes de o pessoal não ter esquecido dela”, afirmou Margareth Maria da Silva.

Marlene da Silva Fialho nasceu em 18 de fevereiro de 1962 e foi admitida no Detran em 18 de junho de 1985. Atuou em setores como a educação de trânsito. Em 1993 recebeu o Prêmio Volvo na categoria segurança de trânsito. Marlene faleceu em 13 de fevereiro de 2010 após passar mal e sofrer parada cardíaca. O laudo apontou choque refratário e acidose metabólica.

 

Inauguração

A entrega do Refeitório Marlene Fialho para os servidores será na próxima quarta-feira (1) com o Carreteiro do Servidor que será preparado pela equipe do CEI Detran em parceria com o chefe de comida pantaneira, Paulinho.

O passe para o almoço será um brinquedo (LISTA AQUI) para as crianças do CEI. Para melhor organização da equipe da cozinha, é recomendável que o servidor confirme participação junto à diretoria da qual está vinculado.

Além da feirinha do servidor que está prevista para ocorrer ao longo de todo dia, durante o almoço também haverá show de talentos do Detran, sorteio de prêmios (para quem doar brinquedos), e homenagem a cinco servidores que ajudaram e ajudam a construir a história do Detran.

O almoço de inauguração do refeitório da sede, que também irá comemorar o dia do servidor, será a partir das 11h no bloco 10. Você, servidor de carreira, comissionado ou terceirizado é o motivo desta celebração.

 

Mireli Obando, Detran-MS

Fotos: arquivo de servidores


Compartilhe