Notícias 8 de agosto de 2025

Carreta do Hospital de Amor realiza exames preventivos de mama no Detran-MS

O pátio da sede do Detran-MS ganhou, nesta sexta-feira, um cenário diferente: a carreta do Hospital de Amor estacionou trazendo saúde e prevenção. A ação, promovida pela Gerência de Gestão de Pessoas, por meio do Setor Psicossocial, em alusão ao Outubro Rosa, atendeu cerca de 60 mulheres, entre servidoras efetivas, comissionadas, terceirizadas, colaboradoras do CEI Detran-MS e moradoras da região.

A unidade móvel é adaptada para receber cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, o que garantiu mais conforto e autonomia durante o atendimento. Prova disso foi a participação de uma senhora idosa que, mesmo sem usar cadeira de rodas, aproveitou a rampa de acesso por conta da dificuldade de locomoção.

Atendimentos foram realizados durante todo o dia

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano entre 2023 e 2025, um aumento de aproximadamente 10% em relação ao triênio anterior. Esses números reforçam a importância de ações preventivas itinerantes, como a carreta do Hospital de Amor.

Aos 43 anos, a servidora Adriana Candido de Oliveira realizou a mamografia pela primeira vez. “Foi tranquilo, elas são super educadas e muito profissionais. Por ser a primeira vez, imaginei que eu fosse ficar constrangida, mas foi super rápido. Nem vou precisar me deslocar para buscar o exame, o resultado vem pelo QR Code. Este ano estou me dedicando a cuidar de mim, fazendo exercícios e melhorando a alimentação”, contou a servidora da Guatós, que está há 14 anos no Detran-MS.

Equipe do Psicossocial

Para Iara Campos, da equipe do Psicossocial, oferecer o exame no ambiente de trabalho é uma forma de incentivar o cuidado. “O objetivo é a prevenção. Trazendo a carreta aqui na sede, facilitamos o acesso das servidoras ao exame que pode prevenir o câncer de mama”, destacou. Ela relembrou o caso de uma funcionária terceirizada que, ao realizar o exame no ano passado, descobriu um câncer ainda em fase inicial, foi encaminhada para tratamento, passou por cirurgia e hoje está em recuperação.

A representante do Hospital de Amor, Laura Cardeal Safar, que atua na triagem e na área administrativa, explicou que a unidade móvel percorre diferentes cidades todos os dias. “Nosso objetivo é a prevenção, descobrindo o câncer no início para possibilitar um melhor tratamento. Vamos até municípios onde as mulheres não têm acesso ao exame, por falta de equipamento na rede local. A mamografia é feita a partir dos 40 aos 69 anos, e quem vê a carreta nos bairros pode vir até nós, pois muitas vezes conseguimos fazer um encaixe e realizar esse atendimento para quem nos procura". 

Segundo dados do Colégio Brasileiro de Radiologia, cerca de um terço dos casos de câncer de mama no Brasil ocorre fora da faixa etária priorizada pelo SUS, o que reforça a importância de ampliar o acesso ao exame. Para as mulheres que participaram da ação no Detran-MS, a mensagem é clara: cuidar-se é um ato de amor, por si e por quem se ama.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe