CEI Detran conclui “Projeto Travessias” com autógrafo de livros e muita emoção
O CEI Detran-MS realizou na última terça-feira (17) o encerramento do Projeto Travessias com dez crianças da turma V que neste ano se despedem da instituição para iniciarem o 1° ano do ensino fundamental.
A iniciativa idealizada pelo psicólogo Leonardo Ferreira Gomes, pela pedagoga Neiva Zulmira Theodoro e pela coordenadora-pedagógica do CEI, Ananda Anizelli, visa tornar mais leve o processo de passagem para o novo ciclo dos pequenos, que trará consigo inúmeras mudanças que envolvem rotina, espaço físico, metodologia de ensino entre tantos outros desafios naturais desta fase.
Ao longo do ano, foi proporcionado às crianças a imersão no cotidiano de três instituições educativas, incentivando a participação em atividades comuns às turmas da primeira fase do ensino fundamental.
A ação foi marcada pela emoção dos familiares e profissionais do CEI que acompanharam tudo entre risos e lágrimas. O primeiro momento foi um vídeo produzido pelo professor do ateliê de arte, Laury Junior, com as crianças respondendo o que mais gostam de fazer no CEI e do que mais sentirão falta.
No momento seguinte, acompanhadas dos pais ou familiar responsável, elas subiam ao palco para autografar o livro “As Brincadeiras Mágicas e o Cotidiano”, que cada uma construiu ao longo deste ano com desenhos que refletem sentimentos e experiências vividas no CEI.
Ao que tudo indica a travessia será tranquila, tendo em vista que durante o evento as crianças se mostravam animadas e seguras com o próximo ano, inclusive comentando entre elas, os nomes das escolas que irão estudar.
O projeto une diversos aspectos entre eles a atuação nos campos afetivo, psicológico e emocional. Tudo isso, respeitando a individualidade de cada criança.
Diretora-Pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida enalteceu o trabalho da equipe que faz com que as crianças vivam intensamente a infância. “Nós temos a certeza que aquelas crianças que estão aqui, que passam e que passaram pelo CEI, saem daqui em uma outra condição, de superar qualquer dificuldade que se apresentar. Hoje este Projeto Travessia, que foi pensado e idealizado, pelo Léo, pela Ananda e pela Neiva, ele não é mais um projeto deles, é de todo CEI, porque nós vivemos nesses últimos dias, o começo das travessias. Cada criança sabendo o que vai acontecer com sua vida no próximo ano”.
Ela também falou da atuação de cada um em prol de uma instituição de qualidade. “Professores só podem ser professores felizes, se as crianças existirem. Sem elas nossa vida não tem sentido. Vamos continuar fazendo com elas, por elas e a partir do que elas desejam, uma instituição de qualidade. Que preza pela vida das crianças, pela integridade. Uma instituição que preza pelo respeito a essas crianças”.
O psicólogo, Leonardo, propôs uma reflexão sobre o tempo e a percepção das pequenas conquistas, e mencionou a importância da família em todo o processo. “Esta é uma das primeiras travessia de toda uma vida. Haverão muitas outras: o ensino médio, a faculdade, o trabalho, viagens, entre outras. É para isso que serve a família. Para apoiar e ajudar nesta travessia. Nossas crianças são muito autônomas. Não há dúvidas. Mas como psicólogo, digo que a família é muito importante na vida dos pequenos. Para momentos como esse. Por isso meu desejo é que vocês acolham as crianças nesta nova caminhada e mudanças, é preciso apoio para voar mais alto”, recomendou.
Regente da turma V, a professora Neiva Zulmira Theodoro, agradeceu a confiança dos pais e relatou que a ideia do livro surgiu a partir de reencontros com crianças da turma de 2023 que hoje estão no primeiro ano do ensino fundamental. Ao serem questionadas sobre o que mais sentiam falta do CEI, as respostas eram sobre as brincadeiras no quintal do CEI.
“Pensando nisso, demos início ao nosso livro. Questionamos nossas crianças sobre quais brincadeiras mais gostavam de fazer no CEI, e incorporamos todas as respostas nas nossas propostas diárias. Foi um sucesso. Além de se divertirem, elas desenharam suas vivências de forma a narrar suas próprias histórias. A cada relato percebemos que as crianças estavam felizes em produzirem seus livros e ansiosas para verem o resultado”, explicou.
Este é o segundo ano do Projeto Travessia no CEI Detran, e promove uma passagem de ciclo, que leva em conta as transformações vividas nessa fase da infância, nas pontes que as crianças estão atravessando, nas rupturas que ainda farão, e em cada voo que irão alçar.
Confira os registros do Projeto Travessias aqui.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued