Destaque 20 de agosto de 2019

Com bloquinho de mini-multas, alunos se tornam ‘fiscais do trânsito’ na Capital

Durante o mês de agosto, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem apresentado às escolas participantes do projeto Maio Amarelo 2019, o resultado da campanha com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. O intuito é apresentar o balanço das atividades desenvolvidas com os talões mirins que foram distribuídos para as crianças como forma de anotar as infrações cometidas pelos adultos que dirigem para elas.

Na manhã da última segunda-feira (19), a diretora da Escola Henrique Cirilo, Ana Maria Gasparini, recebeu representantes do Departamento e comentou sobre o envolvimento dos alunos com a ação. “Todas gostaram muito de poder aprender sobre as regras de trânsito e passar isso para os seus responsáveis. É muito importante esse retorno, pois as crianças serão os futuros motoristas”, concluiu.

Segundo os ‘agentes mirins’, a infração mais cometida pelos adultos com 27,60% foi a de deixar de usar o cinto de segurança, seguida pela infração de dirigir o veículo manuseando o celular com 20,21% e avançar o sinal vermelho com 15,84%.

A coordenadora da Divisão de Educação do Detran-Ms, professora Inês Pereira, ressaltou a importância do feedback das escolas. “Entregamos um certificado para as escolas que participaram, e contamos com o apoio dos pais e responsáveis no sentido de ensinar às crianças como agir enquanto pedestre e despertar para a observação constante das situações que geram perigo e os acidentes de trânsito”, concluiu.

Conforme a diretora de Educação para o Trânsito do departamento, Elijane Coelho, com essa devolutiva a comunidade escolar toma consciência de quais atitudes precisam ser melhoradas para que todos sintam-se mais seguros em seus deslocamentos.

 

Viviane Freitas


Compartilhe