Destaque 21 de agosto de 2019

Com falhas no sistema da Operadora OI, Detran-MS deverá ter nova prestadora de serviços em 90 dias

Durante a coletiva de imprensa concedida nesta quarta-feira (21), o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Luiz Rocha, esclareceu que as falhas de comunicação ocorridas na última semana são de responsabilidade da operadora OI, que oferece o link para o Estado.

Ele explicou ainda que o Detran-MS possui uma adesão ao contrato feito pelo Estado com a OI para a prestação do serviço de telefonia e transmissão de dados por meio de um link. Nesta terça-feira (20), a operadora foi oficialmente notificada pelo Detran a tomar providências sobre a falha. Para evitar que o problema volte a ocorrer, o Departamento vai contratar um novo link.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Roberto Alencar, o órgão tem feito o monitoramento dos links de comunicação conforme exigido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No entanto, a operadora não tem atendido as expectativas e as falhas constantes têm impedido a comunicação entre os sistemas, causando problemas aos usuários. “Nossa intenção, é buscar uma forma de sanar o problema de vez”, esclareceu.

Robson também explica que o termo “apagão”, que vem sendo utilizado pela imprensa local, não é adequado para tratar o assunto pois remete a perda de dados “e o que nós tivemos foi uma falha na comunicação, fazendo com que os sistemas deixassem de operar adequadamente, mas em nenhum momento houve perda de dados”, explicou. Segundo o diretor, o prazo para que o novo sistema seja implantado é de aproximadamente 90 dias.

Vivianne Nunes


Compartilhe