Notícias 28 de julho de 2021

Com volta as aulas, gerentes passam por treinamento para emissão de autorização de transporte escolar

Os gerentes das agências do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), de Campo Grande, estão em treinamento nesta quarta e quinta-feira (29) para melhor atender os motoristas que procuram pela autorização para conduzir transporte escolar.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran, Elijane Coelho, explica que até o ano passado, a licença era tirada apenas na sede do Detran, sendo aberta para todas as agências em janeiro deste ano.

“No início do ano nós demos um treinamento para os servidores, mas como as aulas estavam suspensas, a demanda foi pequena e eles não tiveram pratica suficiente. Agora com o retorno das aulas, a procura aumentou e decidimos realizar uma nova capacitação para que o atendimento seja eficiente”, conta.

A portaria que trata dos critérios e procedimentos para emitir autorização de circulação para veículos destinados à condução coletiva de escolares no Estado e expandiu o atendimento na Capital, foi publicada em 18 de janeiro de 2021.

"Antigamente, nestes veículos eram realizadas vistorias simples, verificando lâmpadas e pneus. A partir de 2019, com a necessidade de melhorar a qualidade do transporte e com base na legislação, exigimos a inspeção realizada por engenheiros da área de mecânica, tornando os veículos de transporte de escolares mais seguros. Agora atualizamos os procedimentos, com maior critério de controle dos laudos, dando maior transparência e especificando a responsabilidade dos engenheiros”, explicou na época o engenheiro mecânico do Detran-MS, André Canuto.

O documento estabeleceu quais os veículos que se enquadram como transporte de escolares e necessitam de autorização. Além disso, não apenas os veículos que são utilizados para o transporte regular para aulas do ensino médio e fundamental, mas também os utilizados no transporte de universitários e nas atividades recreativas e extracurriculares necessitam da autorização.

Ainda passou a ser exigido um modelo padrão de laudo para facilitar a verificação das agências, tornando a autorização a inda mais rápida e segura. Além disso, o transportador terá a opção de contratar um engenheiro para realização do laudo e expedição do documento para que o Departamento emita a autorização.


Compartilhe