Disciplina de curso, APH Tático capacita Agentes de Trânsito ao atendimento de emergência pré-hospitalar
A disciplina inclusa na reciclagem de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar) em parceria com o Garras (Grupo Armado de Repreensão a Roubos e Assaltos) foi ministrado para os agentes de autoridade de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) nesta segunda-feira, 13 de maio.
A ideia do APH Tático é falar e fazer na prática, protocolos e ações que devam ser tomadas em ambientes hostis onde o profissional se vê em uma situação de risco, seja em ambiente fechado ou aberto. O que pode acontecer em um acidente de trânsito, quedas, infartos e outros que podem evitar o óbito com um socorro imediato.
O objetivo da disciplina é preparar os agentes para os mais diversos acontecimentos que podem ocorrer, tanto nas ruas, quanto no próprio departamento e até mesmo em casa. Com material simples e de maneira simples fazer controle de sangramento de veias e artérias que, com grande intensidade pode até mesmo causar a morte.
Para o investigador do Garras, Rafael Carbone, instrutor do curso, é um curso que todos deveriam fazer pois é algo que acontece no nosso cotidiano. “Nos Estados Unidos é aplicado e ensinado nas escolas para as crianças de uma maneira geral. É algo de fácil entendimento e fácil aplicação sem nenhum mistério o uso do material. Por chamar de tático, às vezes, as pessoas tendem a entender que é policial para o meio da segurança pública. Mas é no dia-a-dia, você está na cozinha com uma faca, na fazenda carneando e algo acontecer. Não tem que ser tático e nem da polícia, é algo simples”.
Texto e Foto: Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS