Notícias 25 de abril de 2023

Da arte a culinária, crianças do CEI Detran vivenciam contextos educativos sobre os povos indígenas

Nas últimas duas semanas a cultura dos povos indígenas tem sido tema das abordagens trabalhadas com as crianças do Centro de Educação Infantil Claudete de Oliveira da Vera Cruz, o CEI Detran. Os contextos educativos alusivos ao dia dos povos indígenas, celebrado no dia 19 de abril, foram aplicados para todas as turmas, desde os bebês até os maiores. 

A diversidade das culturas dos povos originários esteve presente em diversas atividades elaboradas pela equipe pedagógica.  “Durante todo o mês de abril, os pequenos vivenciaram experiências múltiplas sobre a cultura indígena. Rodas de conversa, contação de histórias, culinária e degustações, arte em argila, colheita de mandioca, enfim, inúmeras vivências garantidas às crianças,  considerando os diversos documentos legais e normativos da Educação Infantil e nossa cultura local”, descreve a coordenadora pedagógica do CEI, Ananda Anzielli. 

Peças produzidas pelas crianças no ateliê de artes estão expostas na recepção do CEI

A proposta é estimular os pequenos o valor e o respeito pela cultura dos povos originários, explica a diretora pedagógica do CEI, Ordália Alves de Almeida. “Todos os dias são dias dos povos indígenas. Respeitar as diversas etnias certamente é respeitar nossas raízes como povo brasileiro. O ateliê de artes explorou a arte em argila e o grafismo terena, crianças da turma IV e V colheram mandiocas do horta, outras prepararam um delicioso bolo de milho e tapioca. Percebemos que propostas dessa natureza ampliam os conhecimentos de todos os envolvidos de algumas forma no processo educativo dos bebês e das crianças pequenas”, afirma. 

O cardápio do lanche da tarde desta terça-feira (25) reforçou o tema trabalhado com os pequenos nesses últimos dias. Posicionados para o lanche na mesa, as crianças contam o que aprenderam sobre os alimentos dos povos indígenas. “Mandioca amarela, peixe, tapioca, e milho verde”, contam os pequenos da turma IV. Na mesa ao lado, Vítor da turma V, conta que amou a canjica, mas que também gostou da tapioca. Já Ana Clara, lembra que além da arte e dos alimentos, também aprendeu a palavra de origem tupi que significa criança indígena: ”curumim”. 

“Nós percebemos que propostas dessa natureza ampliam os conhecimentos de todos os envolvidos de alguma forma, seja no processo educativo dos bebês ou das crianças pequenas. E no espaço preparado e garantido para  elas, respeitando os seus direitos, aqui no Detran/MS, não medimos esforços para que vivenciem experiências diversas, investigações e descobertas sobre nossas origens e tradições”, pontua a diretora Ordália.

Tanto as temáticas abordadas, quanto as que estão previstas no calendário escolar do CEI Detran contam com a participação de todos os colaboradores da instituição que possuem  papel fundamental no processo de aprendizagem.  

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação Detran-MS

Fotos: Detran-MS


Compartilhe