Depois de décadas consumindo água de poço, sede do Detran-MS passa a utilizar água da rede pública
Desde a construção da atual sede do Detran, em junho de 1989, toda água utilizada em suas instalações vinha de um poço perfurado no local e nunca teve tratamento contínuo como forma de garantir a sua potabilidade.
Dessa forma, em dezembro do ano passado, quando a Diretoria tomou conhecimento por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Vigilância Sanitária de que a água captada no poço poderia ter possíveis problemas por falta de tratamento, as providências começaram a ser tomadas em duas frentes:
Primeiro, reuniu-se com a direção da Águas Guariroba para solicitar a viabilidade de extensão da rede e implantação da ligação de água na sede do Detran. Paralelamente, solicitou apoio técnico à presidência da Sanesul para a implantação de um sistema de tratamento da água captada no poço existente.
Com a viabilidade apresentada pela Águas Guariroba, de imediato foi autorizado pela diretoria do Departamento e a concessionária executou os serviços tendo sido concluído há cerca de dez dias, faltando agora a interligação até o reservatório existente, o que já está sendo providenciado.
Enquanto era executada a ligação, a Sanesul atendeu prontamente ao apoio solicitado e em parceria, foi instalado o sistema de tratamento. Um técnico do Detran foi capacitado para controle diário do residual de cloro em vários pontos do órgão, o que vem ocorrendo até hoje.
Conforme o diretor-presidente, Luiz Rocha, com a interligação à rede pública o Detran passa a utilizar, definitivamente, água com a qualidade esperada por todos colocando um ponto final em um problema de décadas.
Dicoe - Divisão de Comunicação e Estatísticas Detran-MS