Destaque 27 de fevereiro de 2020

Detran-MS atende 5 mil foliões e tem redução de 29% no número de acidentes com vítimas na Capital

Cerca de cinco mil pessoas participaram das ações educativas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Batalhão da Polícia Militar de Trânsito e bloco Meto o Bico, durante o período de Carnaval em Campo Grande.

Segundo informações da diretora de Educação para o Trânsito do Departamento, Elijane Coelho, com a participação de agentes de fiscalização, foram feitas atividades com óculos simuladores de embriaguez e de impacto em pontos estratégicos de carnaval de rua.

Junto à Polícia Rodoviária Federal, o foco foram orientações sobre o uso do cinto de segurança também em veículos de transporte coletivo.

Gestores de Educação para o Trânsito do Detran também estiveram na região central em parceria com o bloco Mete o Bico, com atividades de simuladores de embriaguez na Rua Barão do Rio Branco.

A Agetran e seu grupo teatral Chico Maria teve o apoio do Detran para percorrer o corredor gastronômico da Avenida Bom Pastor com mensagens e orientações sobre o trânsito e a distribuição de abanicos com apelo educativo.

“A preocupação do Detran é com a preservação da vida, sempre. Nessas épocas de festa, em que as pessoas querem se divertir, é importante estarmos próximos para lembrar que é possível curtir com responsabilidade, sem colocar a sua vida e a de outros em risco. Essa mensagem vale tanto para quem esteve nos carnavais de rua quanto aos que viajaram para aproveitar o feriado”, enfatizou a diretora.

Queda no número de acidentes com vítimas

Vinte e dois acidentes com vítimas a menos do que no ano passado. Esse é o saldo total dos cinco dias de folia em Campo Grande registrados pelo BPMTran (Batalhão da Polícia Militar de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Se em 2019 foram 75 casos, este ano o número caiu significativa para 53, durante o mesmo período, representando uma queda de 29,3%.

Para o chefe do setor de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Otílio Ruben Ajala Júnior, o dado positivo se deve ao trabalho conjunto entre as forças de trânsito. O órgão dispôs de vinte agentes para atuar em atividades de educação realizadas durante o dia e de fiscalização entre as 23h e às 6h, diariamente.

No total, foram feitos 790 testes de alcoolemia, 244 a menos do que no ano passado. O relatório apresentado pela Polícia Militar revela que 196 autos de infração foram registrados por motoristas que dirigiam embriagados, destes, 22 deles foram presos em flagrante.

Vivianne Nunes


Compartilhe