Notícias 8 de novembro de 2022

Detran MS conquista 2° lugar em prêmios Senatran e Sul-Mato-Grossense de gestão pública

O Detran-MS recebeu mais dois prêmios importantes para a educação para o trânsito nesta segunda-feira (07), ficando em 2° no prêmio Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), com o projeto Trânsito na Caixa e no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública do Governo do Estado, com o Detranzinho Play.

O projeto Trânsito na Caixa ganhou em segundo lugar na categoria Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) dos Estados e do Distrito Federal. Já o Detranzinho Play, que também ganhou o Prêmio Denatran 2021, ficou em segundo lugar no XVII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública do Governo do Estado, na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso e eixo social.

“A equipe de arte e educação do Detran-MS sempre procura formas inovadoras de transmitir essa mensagem do comportamento seguro no trânsito. Pela segunda vez com o Detranzinho e a novidade deste ano é o teatro na caixa que traz em um espaço pequeno, todo um universo representado com apenas um manipulador para um expectador, o que faz com que essa mensagem chegue com grande impacto. Estamos muito felizes por mais essa premiação que mostra que a forma que a gente faz educação é de fato inovadora no Brasil”, destaca a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho.

Detranzinho Play

Lançado em abril de 2021, o projeto surgiu da necessidade de dar continuidade a educação de trânsito nas escolas, mesmo com as atividades presenciais suspensas durante a pandemia.

O canal traz vídeos curtos, voltados para crianças de seis a 12 anos de idade, usando diversas linguagens audiovisuais que servem de plano de aula e atividades de apoio.

Os vídeos estão disponíveis na playlist “Detranzinho Play”, do canal oficial do Detran-MS no Youtube, que recebe uma nova produção a cada semana.

Trânsito na caixa

Inspirado no teatro de miniaturas também conhecido como lambe-lambe, o projeto consiste em encenar histórias curtas dentro de uma caixa apresentada em cima de uma mesa onde há a cadeira do ator e a cadeira do espectador, este deve assistir ao espetáculo pela abertura na frente da caixa.

O projeto proporciona uma experiência que começa com o suspense e continua com a surpresa da estória, do universo representado no cenário tridimensional, a iluminação e o movimento de objetos e personagens, além do áudio, que o expectador escuta através de fones de ouvido. Tudo isso em dois a três minutos.

Lançado na Semana Nacional de Trânsito, em setembro deste ano, o lambe-lambe já teve mais de 600 apresentações.


Compartilhe