Notícias 2 de dezembro de 2016

Detran-MS mobiliza servidores no combate ao Aedes Aegypti

Campo Grande (MS) – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realizou nesta sexta-feira (02), um mutirão de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nas dependências do órgão tanto na capital, quanto nas agências do interior do Estado. A ação faz parte do Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que está sendo realizado em todo o país.

O Detran-MS vem realizando ações de combate ao mosquito desde o início do ano de 2015, sendo estas coordenadas pela assessoria da diretoria de administração do órgão, com apoio das empresas terceirizadas prestadoras de serviço e das Secretarias Municipais de Saúde.

Em Campo Grande a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), designou um funcionário para verificar possíveis focos do mosquito e já realizar a aplicação de veneno biológico. De acordo com Juarez Borges, funcionário da Sesau, o pátio de apreensão que é a grande preocupação vem recebendo pulverização semanal e fiscalização diária. “Me dedico exclusivamente a verificação dos carros, principalmente depois das chuvas. Na sede foi realizado em outubro deste ano um fumacê, e em novembro a dedetização interna dos blocos, aqui o mosquito não tem vez”, afirma Juarez.

O órgão busca manter os pátios de apreensão de todas as agências limpo e com vistorias diárias, sendo que uma mais abrangente é realizada semanalmente para evitar qualquer propagação do mosquito. Segundo Elida Graeff, assessora da Diraf, foi publicada uma comunicação interna, especificando a função de cada servidor no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Nós estabelecemos que em cada agência do Detran, um servidor seria responsável no combate ao Aedes Aegypti. Além da vistoria diária, uma vez por semana é feita uma varredura por toda a agência, buscando os possíveis focos e já os combatendo. Ressaltando que tudo é feito em parceria com as secretarias municipais de saúde. Nosso trabalho é constante, ele não para”, conclui Elida.

O período de chuva aumenta a preocupação com o mosquito, por isso é importante o engajamento de toda a sociedade em seu combate. Mais informações sobre prevenção e cuidados podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde.