Notícias 15 de março de 2022

Detran-MS realiza campanha “Volta às Aulas, com segurança no trânsito”, em escolas municipais

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), inicia nesta terça-feira (15), a Campanha de volta às aulas nas escolas, com o tema, “Volta às aulas, com segurança no trânsito”.

Segundo a Divisão de Educação do órgão, as ações serão voltadas para as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos artigos 64 e 244, que trata do transporte da criança em veículo automotor e comportamento seguro de pedestres e ciclistas. A Campanha é realizada em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), voltada para alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino)

O primeiro dia foi marcado por alunos de sete a 10 anos e aconteceu por turmas na Escola Municipal Nicolau Fragelli, no bairro São Francisco. Turma a turma, as crianças aprenderam sobre os tipos de cadeirinhas para transporte, dispositivos de segurança como o cinto para o carro e capacete para bicicleta e moto, além da travessia na faixa e significado das placas.

De forma simultânea, a equipe de Fiscalização de Trânsito, realizou a orientação de condutores que transitam no entorno da escola, no horário da saída dos alunos matutino e vespertino quanto ao comportamento seguro no trânsito, contextualizando as alterações no Código de Trânsito Brasileiro, abordando o transporte seguro da criança em veículo automotor, e atitudes do motorista em relação aos pedestres e ciclistas.

“É muito bom ver o quanto eles participam, interagem e até denunciam o comportamento dos pais. Nosso objetivo não é de fiscalizar os adultos, mas de reforçar o comportamento seguro da criança, para que ela converse com seus pais a respeito e adote esse comportamento no seu dia-a-dia”, aponta a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho.

As ações acontecem até abril e as escolas que querem receber a ação podem entrar em contato com a Divisão de Educação pelo 3368-0169.