Detran-MS valoriza o público acima de 60 anos com descontos na CNH e atendimento personalizado

O envelhecimento da população brasileira voltou ao centro do debate nacional depois que o tema do Enem abordou o assunto. Em Mato Grosso do Sul o cuidado com o público idoso já é uma realidade em suas unidades e serviços.
O Detran-MS vem se antecipando a essa discussão há algum tempo, com iniciativas que valorizam a autonomia, a inclusão e o respeito às pessoas com mais de 60 anos, um público que cresce de forma acelerada em todo o país.
Em 2025, 14,2% da população sul-mato-grossense tem 60 anos ou mais, segundo o Observatório da Cidadania. Isso representa cerca de 391 mil pessoas, um aumento de 63% em apenas 12 anos. Um movimento que exige sensibilidade e políticas públicas voltadas não apenas à saúde, mas também à mobilidade, à acessibilidade e à cidadania ativa.

Um benefício importante que Mato Grosso do Sul tem para o público 60+ está no valor das taxas de habilitação. O benefício de cobrança proporcional nas taxas de serviços de emissão, reemisão ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Permissão para Dirigir (PpD), para pessoas com 60 anos ou mais, está previsto no Decreto nº 14.968/2018, que foi atualizado em 2021 para se adequar às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro, sobre a validade do documento.
“A partir dos 60 anos, quando a validade da CNH passa a ser de cinco anos, o valor corresponde a 50% da taxa integral. Já a partir dos 70 anos, com validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica Luiz Fernando Ferreira dos Santos, Diretor de Habilitação do Detran-MS.
Para ele, que também já faz parte deste universo 60+, o cuidado com o público idoso vai além do atendimento personalizado e qualificado. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito”, afirma.
Atualmente, não há limite de idade para dirigir no Brasil. O que existe é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, que reforçam o compromisso com a segurança e a saúde do condutor, sem comprometer sua independência.
Outra iniciativa que contempla os mais experientes é o Guichê 60+. Em outubro de 2024, nasciam os primeiros guichês de atendimento personalizado do Detran-MS: um em Campo Grande, no Shopping Campo Grande, e outro em Dourados, na Agência Híbrida. A proposta pioneira surgiu com o objetivo de oferecer atendimento prioritário, acolhedor e eficiente, voltado especialmente ao público idoso.

Na prática, o Guichê 60+ é um espaço exclusivo onde cada atendimento acontece com mais tempo, empatia e paciência, respeitando o ritmo de quem busca resolver suas demandas com tranquilidade.
Os números confirmam o sucesso da iniciativa. Em Dourados, desde a implantação, o volume de atendimentos cresceu quase 40%, saltando de 191 em outubro de 2024 para 266 em setembro de 2025. Na capital, o espaço do Shopping Campo Grande mantém média de 427 atendimentos mensais, incluindo o público 80+, consolidando-se como referência em conforto e praticidade.
Mas a experiência vai além dos números. Ela se materializa no dia a dia de quem atende e de quem busca o serviço. No Shopping Campo Grande, quem dá o tom do acolhimento é Danielle Menezes de Sousa, servidora responsável pelo Guichê 60+. Atendendo cerca de 30 pessoas por dia, ela se tornou confidente e referência para muitos idosos que passam por ali.
“Muitos vêm renovar a habilitação ou tirar dúvidas, mas aproveitam para conversar, falar dos filhos, dos netos. Às vezes chegam inseguros, com medo de terem feito algo errado no processo. Por isso a gente explica com calma, olha nos olhos e dá atenção. Eles gostam de conversar, e eu gosto de ouvir”, conta.

A percepção dos usuários confirma esse cuidado. Evandro Faustino, servidor público aposentado, é direto e consciente deste papel. Para ele, o atendimento diferenciado ao idoso não é um favor, é necessidade. Embora se considere “uma exceção”, por não ter limitações, reconhece que muitas pessoas da sua faixa etária têm dificuldades específicas, seja na visão, na paciência, na compreensão ou até na mobilidade.
Para ele, esse modelo de atendimento que se preocupa com este público, deveria ser expandido para outros órgãos, porque reconhece o idoso como alguém que requer atenção especial, sem pressa, sem julgamento. “Quando o serviço público atende a essa questão, é nota 1000. Deveria ser tendência em outros lugares.”
Para Ana Almeida, que fará 61 anos em dezembro e esteve na agência para renovar a habilitação, o sentimento é de acolhimento. “Foi muito rápido e muito bom. A gente se sente incluída, respeitada. Em alguns lugares, por causa da idade, a pessoa se sente excluída, e não deveria ser assim. Aqui não, aqui a gente se sente bem-vinda”, relata. Ela também ficou feliz em saber que teve o benefício do desconto proporcional na renovação.

Essas histórias mostram como a iniciativa não apenas agiliza processos, mas cria um ambiente onde os idosos se sentem vistos, compreendidos e respeitados exatamente o propósito que inspirou a criação dos espaços exclusivos.
Em tempos em que o Brasil caminha para ter quase 40% da população com mais de 60 anos até 2070, o envelhecimento se impõe como um tema urgente. Mas, em Mato Grosso do Sul, o Detran-MS mostra que envelhecer não precisa significar depender e sim continuar ativo, respeitado e livre para seguir o caminho que quiser.
Texto e fotos: Mireli Obando, comunicação Detran-MS