Notícias 4 de abril de 2023

Detranzinho dá início as atividades de 2023 com recepção de estudantes da REME

Nesta segunda-feira (03/04), a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho iniciou o atendimento das escolas de Campo Grande. Os alunos da Escola Municipal Gonçalina Faustino de Oliveira foram os primeiros visitantes. Eles participaram de diversas ações de aprendizado lúdico sobre as regras de trânsito.
Os alunos se dividem para realizar várias atividades: um city tour, com aprendizado de como se comportar como pedestres nas calçadas, inclusive com sinalização correta ao atravessar na faixa de segurança; tem também um passeio de bicicleta, na ciclovia do Detanzinho, mostrando quais os procedimentos de segurança, os equipamentos recomendados, obrigatórios e muito mais.
“Os alunos que ainda não sabem andar de bicicleta, também podem aprender, em bikes adaptadas, sem pedal”, explica a coordenadora da Cidade Escola, Edna.
Em uma terceira atividade, os alunos podem aprender brincando na Minha Cidade Legal. Uma cidade de legos, que é montada pelos próprios alunos ao cumprirem desafios de mobilidade e segurança no trânsito. “Muitas coisas que eles não conhecem, passam a conhecer aqui e de maneira lúdica”, afirmou a professora Sandra Marcia Dias de Moura, do segundo ano do Ensino Fundamental.
A professora Sandra ainda conta que, a partir da visita ao Detranzinho, pretende continuar o trabalho na escola, durante o Maio Amarelo. “Estamos trabalhando um teatrinho, um jogral, tudo para continuar nessa linha de ensinar de forma lúdica”, comentou a professora.
Para a diretora de Educação do Detran-MS, Andrea Moringo, o Detranzinho é uma excelente ferramenta de aprendizado para as crianças. “O Detranzinho oferece uma série de atividades que estimulam o aprendizado e ainda fixam o comportamento seguro no trânsito nas crianças.
Nossa intenção é que as crianças levem todo esse aprendizado para sua vida e para suas famílias”, explica a Andrea Moringo.
Em abril, todos os dias de agendamento já estão fechados. O agendamento de visitas ao Detranzinho para o mês de maio está aberto. Podem participar, as escolas que estão previamente cadastradas no portal do Detran-MS. Até o final do ano, serão mais de 9 mil crianças atendidas.
Emmanuelly Castro, Assessoria de Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued