Diretoria de Veículos esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de CSV em Três Lagoas
A Diretoria de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), se reuniu com vistoriadoras e equipe técnica da agência de Três Lagoas, nesta quarta-feira (12), para esclarecer dúvidas sobre a obrigatoriedade e cobrança do Certificado de Segurança Veicular para carroceria basculante, usadas para despejar carga.
A diretora da área, Loretta Figueiredo, explica que a obrigatoriedade voltou a ser cobrada no início do mês (3), mas que é exigida desde 2015 e por isso gera dúvidas.
“Como é um certificado exigido há algum tempo, mas que teve uma suspensão e voltamos com a obrigatoriedade agora, sempre surgem dúvidas, como a exigência para caminhão trator, por exemplo”.
Loretta ressalta ainda, que na última semana passou por Dourados tirando as dúvidas e que segue para outros municípios do Estado. “A ideia é esclarecer as dúvidas em todas regionais. Hoje tratamos bastante sobre como proceder em caso de divergência de cadastro entre base estadual e nacional, por exemplo”.
Além do alinhamento, a Diretoria ainda ouviu as dificuldades das vistoriadoras e expôs as metas e planejamentos para o resto do ano, como o processo de autorização de remarcação de chassi e motor de forma online.
“Nossa intenção é sempre facilitar os serviços tanto para os servidores quanto para os clientes e a digitalização desses processos vem de forma natural”, conclui.
Certificado de Segurança Veicular
O Certificado foi suspenso em 2018 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), com validade de um ano, mas foi adiado por conta da pandemia, voltando com a obrigatoriedade neste mês.
A diretora ressalta ainda, que sem o CSV não é possível renovar o licenciamento do veículo. “É uma segurança a mais para todos que estão na via”.