Notícias 13 de julho de 2016

Durante seletiva, bombeiros de MS são o sexto melhor em salvamento veicular

Campo Grande (MS) – Desde o final do mês de maio, uma equipe de 14 integrantes do Corpo de Bombeiros e dois médicos – Dr. Stephen Reverdito, coordenador médico da CCR MSVia e o Dr. Djalmir Seixas, coordenador do Samu - estiveram diariamente no pátio de apreensão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

Através de um termo de cooperação técnica com concessão dos veículos arrematados como sucatas, o Corpo de Bombeiros tinha um único objetivo: treinar técnicas de cortes e extricação a fim de se preparar para a seletiva do campeonato mundial de resgate.

Até o dia 04 de julho, a equipe montou 22 cenários na sede do Detran-MS e realizou provas por sorteio em tempos de 10, 20 e 30 minutos, sendo em nível básico, médio e complexo (Standard).

A animação para a competição deste ano foi motivada pela falta de representante de Mato Grosso do Sul na seletiva do ano passado, quando selecionaram técnicos de várias regiões do país para irem ao Mundial que aconteceu em Portugal.

Durante a seletiva para o campeonato mundial que foi promovida pela Escola Superior dos Bombeiros (ESB) em Franco da Rocha – SP, nos dias 07, 08 e 09 deste mês, a equipe sul-mato-grossense conquistou o 6º lugar geral em salvamento veicular da equipe B e 7º da equipe A.

O estado também ficou em 5º lugar na prova de salvamento complexo, em 2º lugar na prova de resgate veicular standard, 3º lugar na prova de trauma standard e 2º lugar na prova de trauma complexo, que teve 21 competidores.

Com esse excelente desempenho na seletiva, Mato Grosso do Sul possui chances de se classificar para o campeonato mundial de salvamento veicular e trauma, o WRC (World Rescue Challengue) que será realizado em Curitiba – PR no mês de outubro.

Entre os principais ganhos nessas competições são: as trocas de experiências e técnicas, além de uma corporação mais capacitada para atender toda a população.

Assessoria de Comunicação e Estatística - ASCOE


Compartilhe