Notícias 20 de maio de 2022

Educatran: Detran-MS sedia encontro de educadores de trânsito do Brasil nesta quinta e sexta-feira

Começou nesta quinta-feira (19), o Educatran (Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito), da região Centro-Oeste, sediada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), até esta sexta-feira (20), em Campo Grande.

Organizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o encontro tem como objetivo aproximar o órgão máximo executivo da União junto às entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), especificamente no campo da educação para o trânsito, identificando desafios e buscando a construção de uma agenda conjunta de ações coordenadas para a educação para o trânsito em âmbito nacional, tendo como base o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“Demos início a rodada de encontros regionais aqui em Campo Grande, com a ideia de discutir campanhas educativas, a formação de condutores e outros, afim de tornar o trânsito mais seguro e atender o objetivo da segunda década de ação para a segurança no trânsito promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), realizando ainda dentro deste mês tão importante de ações e conscientização, o Maio Amarelo”, pontua o secretário da Senatran, Frederico Carneiro.

Ao todo, são cinco encontros, um em cada região do país. O Detran-MS ficou responsável pelo encontro da região centro-oeste.

“É um evento enorme, estamos recebendo praticamente 200 educadores da região centro-oeste que tem um trabalho árduo, complicado e persistente principalmente agora nesse mês de Maio Amarelo, sempre buscando soluções pra que a gente tenha um trânsito melhor”, completou o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade.

No primeiro dia foram realizadas pela manhã a apresentação de programas educativos apoiados pelo Ministério de Infraestrutura. Já no período da tarde foram realizadas quatro oficinas, além de um simulador de direção.

“Esse encontro é uma congregação de ideias pensando qual o papel da educação e como podemos reduzir o número de mortes no trânsito dentro disso“ descreve o coordenador-geral de educação e saúde para o trânsito da Senatran, Everaldo Valenga Alves.

Nesta sexta-feira, as oficinas foram iniciadas pela manhã com os temas “Como abordar o consumo de drogas lícitas e ilícitas no trânsito?”, “Elaboração de Campanhas Educativas”, “Contação de histórias com teatro de sombras”, além da elaboração da Carta do Centro-Oeste, que será levada e discutida em outros encontros buscando melhorias.

À tarde, os participantes realizam uma visita técnica ao Detranzinho e outros locais. “Terminamos esse encontro com o objetivo de trocar ideias, experiências, problemas e soluções entre as pessoas que trabalham com a educação de transito concluído e com muito entusiasmo para dar continuidade as ações”, conclui a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Eijane Coelho.

Pnatrans

Na quinta-feira (17), ainda foi realizada audiência pública do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), também a com a participação do secretário Frederico Carneiro.

A iniciativa é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

Dividido em seis pilares, o Pnatrans prevê a gestão da política integrada do sistema viário, preza pela qualidade do pavimento das ruas, rodovias, reforça o item segurança veicular, com parâmetros mais seguros para itens como capacetes, airbags e dispositivos eletrônicos, por exemplo, e destaca a importância de campanhas educativas, além da normatização e fiscalização.