Em 2024, Detran-MS mantém valorização das ações de Educação e Formação para um trânsito mais seguro e consciente
Em 2024, assim como em anos anteriores, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) desenvolveu uma série de ações educativas na capital e no interior de MS. Durante o ano todo, foram realizadas 258 ações educativas, com alcance de 43.716 pessoas em todo estado.
Entre os destaques, está a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, que recebeu 8.426 crianças, em passeios lúdicos e de muito aprendizado. Eventos externos, somaram 12.685 pessoas alcançadas, também com atividades lúdicas e sensibilização para prevenção de sinistros de trânsito, principalmente usando os óculos de simulação de embriaguez ao volante.
As ações de sensibilização também foram até as empresas, com o atendimento de 5.534 pessoas, em 64 locais de Campo Grande. Campanhas nacionais e internacionais, como o Maio Amarelo, a Semana Nacional do Trânsito, entre outras, envolveram 8.689 pessoas. “Em 2024, tivemos um trabalho bem forte com o tema Paz no trânsito começa por você, inclusive com o nosso documentário, realizado em parceria com a Santa Casa. Nosso objetivo de sensibilizar as pessoas, mostrando o que ocorre após os sinistros de trânsito deu muito certo. O vídeo é bem impactante e foi usado em todas as nossas ações educativas”, comentou a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
O vídeo documentário “Uma Escola, muitas vidas”, desenvolvido em parceria com a Santa Casa, o SAMU e os Bombeiros está disponível no Youtube do Detran-MS (https://www.youtube.com/watch?v=O4v_hMZjrWw&t=103s).
Detranzinho Play
Também no Youtube do Detran-MS, está disponível a Playlist do Detranzinho Play, que em 2024, alcançou a marca de cem mil visualizações em seus 35 vídeos educativos. Os vídeos têm caráter lúdico abordando situações cotidianas no trânsito de forma ilustrativa. Como o conteúdo é educativo, os vídeos são usados por educadores e escolas de todo o Brasil, para trabalharem o trânsito na escola.
O Detranzinho Play foi criado durante o período de afastamento social, na pandemia, como suporte educacional na área de trânsito. A iniciativa foi premiada em 2021, pelo Denatran, na categoria Programa ou Projeto de Educação para o Trânsito dos Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. “Esse é um prêmio muito importante na área de educação de trânsito, que demonstra a qualidade do trabalho realizado pelos servidores do Detran”, disse a gerente de Projetos e Campanhas do Detran-MS, Glaucimara Hova.
Em 2024, foi lançado o mais recente vídeo do Detrazninho, Play, “O bom menino”, que fala sobre o comportamento seguro do pedestre. Para assistir esse e o demais os vídeos do Detraniznho Play, acesse https://www.youtube.com/playlist?list=PLEoL-XU5-lGBgbV_F2X7lPdg-TLDWjNxc.
Tá na Rua
Em 2024, o Detran-MS recebeu mais um prêmio por iniciativa de educação de trânsito, desta vez com o programa Tá na Rua, executado pela Rede-E (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa), em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O prêmio de Destaques do Maio Amarelo, na categoria Ações das Instituições de Ensino, foi entregue pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para as iniciativas que contribuem para melhorar o trânsito no Brasil.
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo destacou a importância de trabalhar o tema trânsito com acadêmicos, principalmente oferecendo produtos de comunicação. “É muito satisfatório reconhecer os frutos dessa parceria, que além de colaborar na formação de qualidade de novos profissionais, ainda traz à tona o tema trânsito, que precisa ser discutido por toda a sociedade”, disse Andrea Moringo.
O programa é uma das ações do projeto de extensão Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito, com investimentos a partir do recurso arrecadado com as multas aplicadas pelo Detran em casos de infrações. Um dos propósitos foi reverter os recursos em conscientização no trânsito, por meio da informação. Ao todo, foram 30 bolsistas envolvidos, de diversos cursos de graduação, em todos os campus. Além das duas TVs, o projeto também envolveu as duas rádios educativas – a 104,7 FM e a Rádio Educativa UFMS 99.9 – e os canais do Detran-MS.
Formação de qualidade
Além de campanhas educativas, o Detran-MS trabalha buscando aumentar a qualidade na formação de condutores. Em 2024, o órgão realizou 72 cursos de reciclagem para condutores infratores, atendendo 1.686 condutores que tiveram a CNH suspensa e precisam passar pelo curso para retomar a concessão.
Nos principais municípios do estado, Campo Grande, Dourados, Corumbá e Nova Andradina, 253 condutores passaram pelo curso de renovação de CNH, necessário para quem não cursou ao realizar a formação para obtenção da CNH.
Os cursos oferecidos pelo Detran-MS ganharam ferramentas tecnológicas, como a certificação digital dos cursos EAD e o gabarito digital das provas teóricas, que passaram a ser disponibilizados digitalmente. A partir do gabarito, os alunos podem entrar com recursos com mais agilidade.
Mesmo com a modernização de processos, o Detran-MS não deixa de lado pessoas que precisam de um olhar especial. O ano de 2024 marcou o retorno e a expansão do programa “Um Novo Olhar”, que voltou a acontecer em Campo Grande, em Naviraí e Dourados, com a participação de 71 condutores que precisavam de um atendimento especial.
O curso Novo Olhar atende condutores que têm dificuldade de aprendizado no curso teórico de Reciclagem para condutores infratores, e consequentemente no exame. Quando o condutor reprova três vezes no exame de reciclagem, ele é encaminhado ao programa Novo Olhar, passam por um processo de aprendizado diferenciado e acompanhamento, inclusive no momento da prova.
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo explica que o diferencial do curso Novo Olhar é considerar a pluralidade dos alunos. “Os condutores que participam desse curso têm o conhecimento sobre as regras de trânsito, mas apresentam dificuldades para compreender as perguntas e identificar as informações nas alternativas. Alguns apresentam dificuldades de interpretação e leitura, mas tudo isso é levado em conta pelo professor”, explica Andrea Moringo.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued