Notícias 8 de dezembro de 2023

Exposição de artesanato encerra programa do Detran-MS com idosos do Arnaldo Estevão Figueiredo

Nesta quinta-feira (06), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) encerrou o Programa de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança Viária da Pessoa Idosa, chamado “Detran vai onde o idoso está”, deste ano de 2023. O encerramento contou com uma exposição de artesanatos produzidos pelos idosos da Associação Moradores Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Participaram da exposição a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, a gerente de Educação para o Trânsito, Glaucimara Lopes Schneider Hova e a coordenadora do programa “Detran vai onde o Idoso está”, a Gestora de Educação e Segurança no Trânsito Inês Pereira Esteves.

As professoras de artesanato e colaboradoras do programa, Maria Rosa Alves dos Santos e Mari Fátima Costa Borges, junto a presidente e Coordenadora da Associação Moradores Arnaldo Estevão de Figueiredo, Maria Conceição P. Silva também estiveram presentes durante o encerramento do programa.

Representante a Agetran ouviu as reivindicações dos idosos, apresentadas pela professor Inês Esteves

Os idosos aproveitaram a presença de representantes da prefeitura, do Estado e da câmara municipal para reivindicar melhorias nas condições do trânsito da região. Ouviram as reivindicações do idosos, o representante do Deputado Estadual Renato Câmara e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sebastião Messias de Souza; o representante do Deputado Estadual Junior Mochi,  Gilson Martins; representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Luiz Barbosa e Keila Alexandra; representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, José Mario Maria Abdala; e o Gerente de Fiscalização de Trânsito – Agetran, Carlos Gomes Guarine Leite da Silva.

Detran vai onde o Idoso está

O trabalho com os idosos da Associação Moradores Arnaldo Estevão de Figueiredo iniciou em maio de 2023, com música e movimentos com o corpo, com objetivo de acolhimento. “Todas as participantes foram receptivas e se mostraram muito motivadas. Foi realizada a fala de experiências vividas e observadas, assim que as cenas eram apresentadas. Com a exposição dos jogos educativos referentes às placas de sinalização, a grande maioria se interessou e quanto às regras de circulação, um grupo precisou de uma amiga para fazer a leitura das atividades do Jogo da Trilha”, conta Inês Esteves.

Segundo as pesquisas realizadas pela Gestora de Educação e Segurança no Trânsito, o grupo de pessoas idosas desta Associação é constituído de mulheres, com faixa etária acima de cinquenta anos. Metade apresentou dificuldade para ler e escrever. Somente 50% puderam fazer a leitura das cenas denunciantes dos condutores de veículos automotores. “Por causa destas características, verificamos a necessidade da diversificação das atividades para que todos pudessem participar e aprender. Destacamos a importância de aprender e reaprender sobre os conceitos de trânsito, sinalização viária, regras de circulação, postura e como proceder em uma situação de risco, no trânsito, para evitar possíveis acidentes”, explica a professora Inês Esteves.

Outra abordagem empregada foi a “Hora da conversa” com o direcionamento da pergunta: Quais são as dificuldades que vocês têm para chegar à Associação?, onde vários problemas foram apresentados pelo idosos, que geraram um série de reivindicações que foram passadas aos representantes do poder público.

A professora Inês Esteves destacou a importância do trabalho do Detran-MS com idosos, pois “as populações mudam com o tempo e suas exposições aos riscos também mudam. Nos próximos anos, a Pessoa Idosa, com idade acima de 60 anos, será o maior grupo de usuários das vias públicas e a vulnerabilidade física dessas pessoas a coloca em alto risco para lesões fatais e graves no trânsito. O Poder Público Municipal precisa repensar o planejamento do transporte, uso do solo e das redes viárias, pois têm efeitos significativos sobre a saúde pública”, disse Inês.

Em 2024, o projeto “O Detran-MS vai onde a Pessoa Idosa está”, continuará em Campo Grande e deve se estender para municípios próximos a Campo Grande, como Rio Negro, Corguinho e Jaraguari. Esses municípios foram identificados com alto índice de população idosa durante o último debate realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, em que o Detran-MS participou. “Esse projeto é muito importante para o Detran, pois estamos trabalhando um público muito sensível e que também deve ser incluído no trânsito”, comentou a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

Emmanuelly Castro, Detran-MS

Fotos: DIRET