Notícias 21 de fevereiro de 2019

Falha em equipamentos de terceirizada pode ser causa de queda no sistema do Detran-MS

Diretor da Tecnologia do Detran-MS, Robson Roberto Alencar. Foto: Viviane Freitas

A falha em um dos equipamentos da empresa B3, responsável pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços relacionados à veículos no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Foi o que informou no início da tarde de hoje o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Roberto Alencar Duarte.

Segundo ele, uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explica que o SNG permite que instituições Financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.

O diretor explica ainda que esse sistema foi instituído pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados) com a anuência do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Apesar do serviço ser prestado pela B3, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e SGI (Superintendência de Gestão da Informação). O problema foi detectado na última terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do País inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com o Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda nesta quinta-feira (21) e para isso, os técnicos têm trabalhado em conjunto. No entanto, não há garantias. Enquanto isso, os serviços estão suspensos. O Detran-MS informa ao usuário que, os prazos vencidos nas datas em que o sistema esteve inoperante, não serão levados em conta, evitando prejuízos financeiros com multas e afins.

A emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras consultas continuam funcionando normalmente. Entre os serviços suspensos estão a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações, liberação de veículos apreendidos nos pátios, entre outros.

Vivianne Nunes


Compartilhe