Fórum discute como usar a inteligência artificial para despertar a ‘consciência social’ no trânsito

A busca por soluções inovadoras para reduzir acidentes ganhou destaque no 2º Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária, que teve início nesta quarta-feira (29/10), em Campo Grande. Um dos temas centrais do evento foi a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em ações educativas de trânsito, um debate estratégico para o futuro da segurança viária.
O painel foi mediado pela diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, e contou com a explanação do Dr. Francisco Garonce, Doutor em Educação e especialista em Segurança no Trânsito.
Em sua apresentação, Garonce demonstrou como a Inteligência Artificial pode ser usada para criar estratégias inéditas e eficazes na redução do número de sinistros de trânsito. Ele enfatizou que a IA não se limita a rearranjar dados, mas tem a capacidade de gerar conhecimento novo, por meio da interlocução entre diferentes sistemas. "A Inteligência Artificial cria músicas que nunca foram criadas anteriormente; não é plágio, é criação do novo. A IA é capaz de conversar com outra IA e, a partir dessa interlocução, gerar conhecimento novo. Mas quem faz isso? É a Inteligência Artificial. Agora, alguém aqui já ouviu falar em consciência social? É a consciência que nos permite ficar ansiosos, felizes, frustrados. Nós somos dotados de consciência e inteligência, e é essa consciência que nós precisamos usar, com a ajuda da Inteligência Artificial, para resolver os problemas que a gente tem ligados à segurança viária," explicou Garonce.
Para Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, o debate é crucial para orientar as próximas ações dos órgãos de trânsito. A diretora ressaltou que a tecnologia deve ser vista como um potencializador da missão educativa: "O debate desta manhã é crucial. A Inteligência Artificial oferece ferramentas poderosíssimas para expandir o alcance e a personalização das nossas campanhas educativas, como o Detran-MS já busca fazer, com os serviços oferecidos em todo o estado. No entanto, a tecnologia é apenas um meio; a educação continua sendo o fator humano insubstituível para despertar a consciência social do condutor. Precisamos da IA para inovar a forma de ensinar, mas a decisão de agir com segurança é sempre uma escolha humana e responsável."
Além de tecnologia e educação para o trânsito, o Fórum aborda temas essenciais como transporte sustentável, segurança rodoviária e as oportunidades trazidas pela Rota Bioceânica, que demandará mais atenção à logística e segurança nas estradas do Centro-Oeste. O evento segue até esta quinta-feira (30). Mais informações e a programação completa estão disponíveis no portal: https://www.segsatra.com.br/fcosr.
Texto e foto: Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS