Notícias 1 de julho de 2017

Freio de mão também merece cuidados e revisões

Campo Grande (MS) – O freio de estacionamento ou freio de mão, como é mais conhecido, merece uma atenção especial por parte dos motoristas, pois é um importante item de segurança que também sofre desgastes.

O ideal é fazer sua revisão a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados, isso porque ele perde a eficiência com o uso prolongado e, caso não esteja bem regulado ou em condições ideais de funcionamento pode causar graves acidentes.

Para saber se o freio de mão precisa de ajustes, além da quilometragem o motorista pode observar se a alavanca do freio quando acionada, não faz com que o carro pare quando está bem puxada para cima, neste caso é necessária revisão urgente.

O desgaste natural do freio é inevitável, porém o mau estado não está ligado apenas à frequência com a qual é utilizado, mas também com o modo de manuseio. O sistema deve sempre ser acionado com suavidade para evitar um desgaste antecipado, pois o cabo de aço e outros componentes acabam por ficar frouxos se sempre o condutor tiver o mau hábito de puxar com toda força.

Existem duas falhas bem comuns no freio de mão, a primeira foi indicada acima que é o afrouxamento e a outra é o estrangulamento do dispositivo. O primeiro danifica a capacidade de frenagem do mecanismo e o segundo dificulta o acionamento por conta da pressão exercida sobre os cabos de aço.

Foto: Reprodução


Compartilhe