Homenagem que eterniza nome do filho no Detran-MS, agora é memória afetiva na parede da sala de dona Arlete
Uma montanha russa de emoções marcou a semana de Arlete Pereira de Matos. A homenagem que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) prestou ao filho, Antonio Carlos Mattos de Lima na quinta-feira (9) com a inauguração do auditório, ganhou um simbolismo ainda maior pela coincidência de datas.
“Sabe que até hoje tô emocionada com essa história toda. Quinta foi a homenagem do Antonio, sexta-feira foi meu aniversário e ontem, dia das mães. Então foi muita coisa de uma vez só, mas foi tudo muito bom”, conta dona Arlete, agora com 84 anos.
Além do nome do filho, que partiu há quase dez anos, eternizado no auditório da sede do Detran-MS, um quadro com a imagem externa do espaço junto a uma foto de Antonio, chegou como um acalento para a saudade na semana de aniversário e dia das mães. “Um presente diferente que trouxe boas lembranças”.
No mesmo dia, o presente ganhou um lugarzinho especial no lar dela, trazendo a memória afetiva do legado deixado pelo filho. “Eu já tinha um quadro na parede. Na mesma hora que cheguei em casa com meu neto Felipe, tiramos o quadro antigo e colocamos o novo. Gostei muito do presente e da homenagem”. Dona Arlete, passou o dia das mães com a filha Ana Lúcia, o neto, bisnetos e demais familiares.
Auditório Antonio Carlos Mattos de Lima
O auditório na sede do Detran-MS recebeu o nome de Antonio Carlos Mattos de Lima, servidor que atuou por 24 anos na área da engenharia, até sua aposentadoria em fevereiro de 2014. O servidor faleceu meses depois, vítima de câncer, mas deixou seu legado nas amizades que fez no Detran-MS e agora terá seu nome eternizado nesta obra.
A nova estrutura arquitetônica evidencia o ambiente, pois as paredes de vidro no deck externo proporcionam maior luminosidade com a entrada da luz solar, que torna o espaço confortável e aconchegante. O projeto, além de valorizar a área, se adequa ao novo modelo de gestão estadual alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
O ambiente foi ajustado em toda sua extensão para promover a acessibilidade assegurando às pessoas com deficiência o acesso de maneira autônoma e segura. O auditório possui 279,20m² e comporta 102 pessoas sentadas. Foram investidos R$ 1,1 milhão na obra.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Arquivo Pessoal (capa) e Rachid Waqued