Destaque 14 de novembro de 2019

I Convenção Estadual de Inspeção Veicular reúne profissionais da Segurança Pública e de vistoriadoras na Capital

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) reuniu, no último sábado, representantes de forças policiais de todo o Estado para a I Convenção Estadual de Inspeção Veicular com o tema, ‘Adulteração dos sinais identificadores e seus desdobramentos’.

O presidente do Departamento, Luiz Rocha, abriu o evento falando sobre a importância da preocupação do órgão em aprimorar o conhecimento dos servidores com novas técnicas de segurança para a vistoria veicular. Ele destaca a importância de se trazer essas informações “com palestrantes que são peritos da área para que os participantes que atuam na área estejam sempre atualizados em conhecimento”.

Para a gerente regional do Detran-MS, Loretta Figueiredo Barbosa a integração entre os órgãos da Segurança Pública do Estado é o segredo para a eficácia do trabalho realizado.

“Não tínhamos contato com o final da história, após encaminhar os veículos para o Instituto de Criminalística. Então percebemos a necessidade de integrar tanto a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, mais especificamente na área de identificação veicular, a fim de fechar mais, aumentar nosso conhecimento e integrar todas as polícias visando a preservação da segurança pública e combater a adulteração veicular”, enfatizou.

Na ocasião, o perito criminal do Estado de Santa Catarina, Valdecir Figueiredo, presidiu uma das palestras. “É muito importante que haja essa integração de informações entre o Detran, entre as empresas de vistoria de veículos, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, porque são agentes de trânsito que necessitam sempre estar aprendendo a como identificar um veículo adulterado. É um processo lento, porém necessário e só existe uma maneira conseguir combater a fraude: aprendendo e evoluindo. Existem métodos para se atualizar e para ser reconhecidos e cada vez mais, serem necessários na aplicação do seu serviço”, explicou.

Os peritos criminais do Instituto de Criminalística de Campo Grande, João Ricardo Barros e Antônio Fernandes dos Santos, apresentaram a segunda palestra com informações sobre métodos químicos e físicos de reconhecimento de adulteração veicular.

“Quando um veículo é reprovado na sua vistoria pelo Detran, ele é encaminhado à perícia pela autoridade que seja responsável por essa solicitação. Então o veículo é examinado e nós temos exames químicos e físicos que conseguem comprovar, se ele é um veículo original ou se tem uma presença de adulteração. São feitos vários exames, levantamentos e essa comprovação é expedida em um laudo pericial”, explicou Barros.

Para Fernandes, essa foi uma “oportunidade ímpar para vistoriadores e pessoas que trabalham na área de identificação de veículos. Eu como perito criminal sou muito grato porque o evento expande nosso conhecimento”, afirmou.

O tenente Raphael Almeida do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) acompanhou o evento e, na ocasião, destacou que somente neste ano, o Departamento já apreendeu mais de 600 veículos dentre os quais, diversos com sinais de adulteração. “Rotineiramente a nossa tropa é treinada  à inspeção veicular para a busca de sinais identificadores nos veículos. Fundamental é a cooperação do nosso Departamento com PRF, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar. É importante a cooperação no intuito de difundir o conhecimento. Quanto maior o conhecimento difundido e cooperado, com certeza o sucesso é maior e é isso que ganha o povo sul-mato-grossense”, considerou.

A fiscal da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Dalila Bonfim, também participou do evento e ressaltou a importância da integração. “Principalmente para nós, que trabalhamos na fiscalização efetiva na rua, para conseguir identificar veículos adulterados porque eles são utilizados, principalmente, para cometer outros delitos, outros crimes”, afirmou.

O policial rodoviário federal, Emerson Silva de Souza, finalizou a Convenção falando sobre a vistoria de veículos de carga, que por sua natureza, apresentam várias entraves e dificuldades por conta do tamanho e da complexidade dos veículos.

“É muito interessante quando você vê pessoas de todas as forças buscando algo em comum, que é produzir um serviço de qualidade à sociedade. Porque quando o Detran faz sua fiscalização com cuidado, a PRF, o perito mandam os laudos dele com eficiência usando os métodos que eles têm, a sociedade ganha. É esse é o grande “quê’ da profissão que escolhemos enquanto servidores públicos, que é servir à sociedade. E quando essa união promove isso, todos nós ganhamos”, finalizou.

Cerca de 250 profissionais, tanto da segurança pública quanto de empresas vistoriadoras, participaram do evento que foi realizado durante todo o dia no auditório da UEMS, em Campo Grande.

Vivianne Nunes
Fotos Dirlei Oliveira