Notícias 3 de maio de 2023

Lançado pelo governador Eduardo Riedel, Detran participa do maior programa de qualificação de motoristas profissionais do MS

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (02) o maior programa de qualificação de motoristas da história de MS, com o objetivo de qualificar mil trabalhadores para atuarem numa dos setores que mais cresce no Estado e que carece de mão de obra eficiente: a indústria. E o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) participa desse programa denominado “Voucher Transportador”, isentando os beneficiários das taxas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que representa cerca de R$ 4,5 milhões no total, já que conseguir a carteira nas categorias “D” e “E” o custo chega a R$ 4,5 mil.

Diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, fala da importância da qualificação dos profissionais para a economia e para o trânsito

“Estamos possibilitando que o motorista seja profissional, que passe para a categoria “D” e “E” e há uma demanda muito grande nessas categorias. Esse é um programa inédito no País e de grande alcance social. O governador disse: estamos começando com mil e porquê não sonharmos com cinco mil. Com a pujança de Mato Grosso do Sul, temos que acompanhar o crescimento do nosso Estado para ter mão de obra qualificada necessária”, afirmou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

“O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo”, afirmou o governador Eduardo Riedel ao lançar o “Voucher Transportador”.

Também presente no lançamento do programa na tarde desta terça-feira no auditório da Governadoria, o presidente do Conselho do Sest/Senat, João Rezende, elogiou a iniciativa pioneira do governador Eduardo Riedel. “O Sest/Senat se sente orgulhoso por merecer a confiança do Governo do Estado e do Detran, que também é ator importante neste momento histórico. A gente espera que essa iniciativa inédita seja replicada por outros estados”

João Resende, do Sest/Senat

Falando em nome da bancada federal do Estado, o deputado Beto Pereira destacou que Mato Grosso do Sul tem dado exemplos ao País em ações que beneficiam o cidadão. E reforçou a importância da união de esforços nessas ações. “Eu parabenizo as parcerias, não é possível fazer um projeto de tamanha amplitude sem as parcerias com sindicatos, o setor produtivo, Sistema S e o Governo do Estado fazendo com que toda essa ação seja articulada, e a priorização dos recursos do Estado para a qualificação”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, destacou que a qualificação profissional alcança outros segmentos da economia, não só aquele em que está inserido o trabalhador que o Governo do Estado prepara para crescer profissionalmente. “Orgulhoso de estar representando a Assembleia Legislativa neste momento. Mais uma vez Mato Grosso do Sul é protagonista em ações que trazem resultados. Aquele que foi qualificado vai melhorar a renda dele, melhorando a renda vai aumentar o consumo no mercado, aumentou consumo vai gerar mais emprego, criando um círculo virtuoso”, analisou o deputado.

O Programa

O “Voucher Transportador” vai atender moradores nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o “Voucher Transportador” vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.

Caberá a Semadesc arcar com todos os custos dos cursos realizados pelo Senat com os motoristas. Já o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar estes beneficiados das taxas referentes a habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.

O Governo do Estado vai publicar um decreto com os critérios para seleção dos motoristas. “Primeiro vai se abrir o prazo para os interessados buscarem esta qualificação, depois será feito uma triagem daqueles que estão aptos mais rapidamente para conseguirem se tornar motoristas com carteira D e E”, afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Paulo Yafusso, Assessoria de Comunicação - Detran-MS (com informações da Secom)
Fotos: Rachid Waqued


Compartilhe