Notícias 6 de maio de 2024

Maio Amarelo: ação de conscientização para transporte seguro de crianças movimenta Parque dos Poderes

Neste sábado (04/05), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou uma ação de conscientização dos pais para o transporte seguro de crianças. Em parceria com a Liga Acadêmica de Pediatria e de Trauma, do curso de Medicina da Uniderp, muitos pais e responsáveis conheceram a importância do transporte seguro de crianças e quais as regras para ampliar a segurança dos pequenos.

Para a estudante do quinto semestre, Gabrieli Domingues Bevenuti, a ação proposta pelos estudantes foi muito importante. “É importante conversar com os pais sobre o perigo de atravessar fora da faixa, sobre o uso correto das cadeirinhas, que varia conforme a idade da criança”, comentou a acadêmica.

Professora do curso, a pediatra Danielle Mauro Hoffmann explica que todos os anos, os acadêmicos devem executar uma ação como esta e que a iniciativa de trabalhar com trânsito foi deles. “Todos os anos os meninos têm que fazer ações voltadas à comunidade – Ações Sociais. Tivemos a ideia lembrando da situação do trânsito de Campo Grande, que a gente sabe que tem várias fragilidades e porque vemos com frequência as crianças sendo transportadas de forma inadequada. Essa ação foi uma boa oportunidade para conscientizar a população a proteger as crianças porque elas merecem e precisam”, afirmou a professora Danielle Mauro.

Além de informações para os pais e responsáveis, a equipe de Educação de Trânsito do Detran-MS ofereceu jogos e brincadeiras lúdicas para as crianças. “Essa é uma ação muito importante para o Detran-MS, por ser voltada para os pais, com relação a segurança das crianças. É muito importante proteger nossas crianças no trânsito, para evitar possíveis danos, em caso de sinistros”, disse a diretora da Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

As ações educativas do Detran-MS seguem durante o mês, em escolas, empresas, e centros sociais, na capital e no interior. O objetivo é mobilizar a população para refletir sobre um comportamento seguro no trânsito.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento da sociedade civil e dos órgão relacionados ao Trânsito que apoia e realiza ações de orientação e sensibilização para um trânsito seguro. A cada ano, é escolhido um tema para reflexão durante o mês de maio. Em 2024, o Movimento traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, buscando a reflexão de toda sociedade para comportamento no dia a dia.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: DIRET