Maio Amarelo: Ação educativa encanta alunos de escola municipal em Campo Grande
Nesta terça-feira (21/05), uma equipe de educadores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) esteve na Escola Municipal Maj. Aviador Y Juca Pirama de Almeida para uma ação pelo Maio Amarelo.
Alunos do Ensino Fundamental I participaram das atividades educativas sobre circulação de pedestres, uso correto dos dispositivos de segurança para crianças, entre outros. Para a diretora da escola, professora Shirley Nunes, a ação foi muito proveitosa, pois conseguiu alcançar um grande número de alunos da escola. “Nós sempre trabalhamos o trânsito na escola com apoio do Detran, mas quando os educadores veem, nos sentimos mais próximos do Detran”, disse Shirley.
Para o técnico Altagno Pires Pereira Júnior, que faz parte da Divisão de Políticas Específicas de Educação-DPEE/SEMED e participou da ação do Detran-MS, a ação foi proveitosa. “Neste mês do Maio Amarelo, as ações sobre o trânsito nas escolas municipais promovem aos estudantes aprendizado e conscientização sobre cuidados em diversas situações no trânsito, uma vez que eles são agentes desse meio, como pedestres, passageiros, ciclistas entre outros”, disse Altagno Pires.
A diretora ainda conta que os alunos da Escola Municipal Maj. Aviador Y Juca Pirama de Almeida já participaram de caminhadas pelo entorno da escola e eles conseguem reconhecer as placas e as instruções por causa das orientações passadas com apoio do Detran-MS. “As crianças também estão inseridas no trânsito, elas estão nos veículos com seus pais todos os dias, então elas fazem parte do trânsito”, disse a diretora Shirley Nunes.
Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a educação de trânsito é importante não para as crianças chamarem a atenção de seus pais, mas para que ela possa entender como funciona o trânsito e se proteger em um ambiente que que ela também está inserida”, afirmou.
Um ensinamento importante para as crianças é atravessar na faixa de pedestre. Para o pequeno David Medeiros, de 8 anos, é muito simples “Você tem que levantar a mão com a mão aberta, aí tem que olhar motorista, aí ele vai te ver, aí você atravessa”, ensina o menino, que ainda alerta para o perigo: Se sair correndo, o motorista não vai te ver e vai te atropelar”.
Já Maria Clara Ramos, também de 8 anos, alerta para o risco de andar de bicicleta com os equipamentos de segurança corretos. “Quando eu ando de bicicleta, eu ando bem no cantinho ou na ciclovia. Às vezes eu caio, mas eu como eu sempre uso o capacete, cotoveleira, joelheira, eu não me machuco. Porque eu estou com os equipamentos”, explicou Maria Clara.
Na próxima semana, o Detran-MS faz a última visita do Maio Amarelo, que será na escola E.M. Irene Szukala.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Emmanuelly Castro