Notícias 3 de maio de 2024

Maio Amarelo: ação interna do Detran-MS lembra que a paz no trânsito começa pelas crianças

Nesta sexta-feira (03/05), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou uma ação interna de conscientização pelo Maio Amarelo. As crianças do CEI Detran (CEI Claudete de Oliveira da Vera Cruz) percorreram os blocos da Sede do órgão com uma mensagem de paz no trânsito voltado para os servidores do órgão.

Lembrando que a paz no trânsito começa pelas crianças, a diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, disse que é importante que as crianças, desde de bem pequenas, tenham a oportunidade de vivenciar experiências como o movimento realizado pelo Maio Amarelo. “As crianças vão crescendo e à medida que crescem vão se conscientizando da importância de se respeitar as normas de trânsito, de se respeitar o outro. Primeiro começamos com as crianças e depois temos a certeza que a partir delas teremos uma sociedade mais estruturada, mais organizada, mais respeitosa”, disse Ordália.

A ação foi organizada em conjunto com a Gerência de Campanhas e Projetos do Detran-MS que confeccionou acessórios amarelos para as crianças.

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, a conscientização para respeito ao próximo no trânsito sempre começa pelas crianças e se estende para toda a sociedade. “Todo lugar de encontro de pessoas, é importante que haja respeito, que haja paz. Quando começamos pelas crianças, nosso caminho fica menos árduo, mas ainda é longo. Temos que refletir sobre o nosso comportamento, nossas ações. O que estamos fazendo pela paz no trânsito?”, disse Andrea Moringo.

As ações do Detran-MS, durante o Maio Amarelo, continuam neste sábado (04/05), no Parque dos Poderes, com a intenção de chamar a atenção para a segurança de crianças no trânsito. O projeto Amigos do Parque terá apoio de acadêmicos do curso de Medicina da Uniderp, apresentando de forma lúdica, os dispositivos de segurança para crianças, equipamentos de segurança para crianças em bicicletas e comportamento seguro de crianças quando pedestres. Essa ação será desenvolvida durante a manhã e tarde, em um completo próximo ao Centro de Múltiplo uso do Parque dos Poderes.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento da sociedade civil e dos órgão relacionados ao Trânsito que apoia e realiza ações de orientação e sensibilização para um trânsito seguro. A cada ano, é escolhido um tema para reflexão durante o mês de maio. Em 2024, o Movimento traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, buscando a reflexão de toda sociedade para comportamento no dia a dia.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued