Notícias 21 de maio de 2025

Maio Amarelo: ações do Detran-MS e parceiros movimentam o interior de MS

Ao longo do mês do Maio Amarelo, diversas ações promovidas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e seus parceiros movimentaram cidades do interior do estado. Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, diferentes públicos foram alcançados por meio de palestras, ações educativas e abordagens nas ruas.

Palestra na Arauco, em Inocência

Em Inocência, a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, esteve na empresa Arauco para uma ação de sensibilização com mais de 700 funcionários do canteiro de obras. Além da palestra, os participantes vivenciaram a experiência dos óculos simuladores de embriaguez. “A cidade de Inocência está crescendo muito e muito rápido, e com isso o trânsito também muda. Por isso, é importante essa conversa sobre comportamento seguro”, destacou Andrea.

Em Rochedo, o técnico e ator Ruberval Cunha atendeu os funcionários do frigorífico NaturaFrig, com o apoio da gerente do Detran local e da Agência Municipal de Trânsito. As palestras, com abordagem teatral e interativa, foram acompanhadas de ações externas, como panfletagem aos condutores nas imediações. “A palestra foi muito proveitosa e dinâmica, o que facilita a comunicação com os funcionários”, afirmou Alcides Figueiredo.

Em Aquidauana, os agentes de autoridade de trânsito do Detran-MS, lotados na Unidade Operacional de Patrulhamento Viário, realizaram palestras e atividades educativas. Em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), a ação foi realizada na Associação Pestalozzi e teve um cuidado especial com as crianças. “A atividade foi fundamental para garantir o acesso à informação a todos os públicos, assegurando direitos, oportunidades, dignidade e respeito a todos os cidadãos, independentemente de suas condições intelectuais”, destacou a agente de trânsito Michelle Escolhant Fanaia.

Atividade na Pestalozzi em Aquidauana

Além das crianças, colaboradores da empresa Coeso também participaram de uma ação educativa que abordou a importância da segurança no trânsito e a responsabilidade de cada cidadão na prevenção de sinistros. Entre os temas discutidos estavam alcoolemia e crimes de trânsito, com ênfase nos riscos e penalidades relacionados à condução sob efeito de álcool. “A ação foi bem recebida pelos participantes, que demonstraram interesse e interagiram com os agentes, esclarecendo dúvidas”, relatou a agente de trânsito Adriana da Silva de Oliveira Elias.

A equipe de Aquidauana, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, também esteve presente na Escola Estadual Estefana Centurion Gambarra, no município de Dois Irmãos do Buriti. A atividade alcançou cerca de 400 alunos, abordando temas como comportamento seguro nas vias, o papel do pedestre e do ciclista, uso do cinto de segurança e a importância da responsabilidade no trânsito — inclusive entre os jovens que ainda não conduzem veículos. “A ação foi bem recebida pela comunidade escolar e cumpriu seu objetivo de educar e sensibilizar os alunos para a importância da segurança no trânsito”, afirmou a agente de trânsito Klinsman Martins Hernandes.

Nova Andradina

A equipe de Educação para o Trânsito da Agência Regional do Detran-MS da Regional de Nova Andradina também esteve ativa durante o Maio Amarelo. No município de Taquarussu, a equipe atendeu a um pedido do Departamento Municipal de Trânsito e do Centro de Educação Infantil Esmeralda Carvalho Cunha. Cerca de 130 crianças da educação infantil participaram da ação, que contou com a presença da personagem “Sinalete”, que ensinou de forma lúdica as regras de trânsito e explicou o significado do movimento Maio Amarelo. As crianças também receberam kits escolares após a atividade.

Detran e parceiros no Maio Amarelo em Nova Andradina

Já em Nova Andradina, a ação ocorreu na terça-feira (20/05), com abordagens educativas aos condutores no centro da cidade. A iniciativa foi organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Andradina em parceria com o Detran-MS, e contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: DIRET


Compartilhe